A defesa dos direitos humanos dos advogados, especialmente os criminalistas, e as iniciativas no âmbito da administração pública para garantir a segurança e o livre exercício da profissão foram temas centrais de uma audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, presidida pela deputada Andreia de Jesus. O evento buscou abordar a crescente violência e os inúmeros crimes cometidos contra advogados no desempenho de suas funções.
Representando os alunos do Centro Universitário Newton Paiva, o estudante do 5º período de Direito Breno Xavier Fernandes Pires esteve presente na audiência. Sua participação destacou o engajamento e a preocupação dos futuros profissionais do Direito com a proteção e a valorização da advocacia no cenário atual.
“É de grande importância que a comunidade acadêmica se informe dos problemas enfrentados pelos advogados no dia a dia, a fim de participar ativamente na minimização ou eliminação dessas mazelas, pois os acadêmicos de hoje também serão impactados no futuro próximo”, comentou o estudante.