Estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina Veterinária do Centro Universitário Newton Paiva, participantes do Grupo de Estudo e Pesquisas em Zoonoses e Saúde Única da Newton (GEPZOON), realizaram apresentações de trabalhos e promoveram uma ação de pesquisa e educação em saúde no hall do campus Silva Lobo, durante o VI Congresso de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (VI CIEPE).
Sob a orientação das professoras Roberta Rocha (Farmácia) e Ronize Ferreira (Medicina Veterinária), os estudantes apresentaram resultados de estudos sobre leptospirose humana, leptospirose canina, esporotricose felina, raiva equina e cobertura vacinal entre acadêmicos da área da saúde.
Um dos projetos do grupo, intitulado “Estudo Soroepidemiológico da Toxoplasmose entre Acadêmicos de um Centro Universitário em Belo Horizonte, Minas Gerais”, envolve a coleta de amostras de sangue como parte de suas atividades. Até o momento, foram coletadas 110 amostras de sangue de estudantes dos cursos da saúde, evidenciando o compromisso do GEPZOON com a pesquisa científica e o desenvolvimento acadêmico dentro da Newton Paiva.
“É importante destacar que o dia 6 de julho é o “Dia Mundial de Combate às Zoonoses”, e a abordagem da Saúde Única, que integra a saúde humana, animal e ambiental, é considerada a melhor forma de prevenir e responder a surtos de doenças zoonóticas e futuras pandemias. Este tema é de extrema relevância na atualidade, ressaltando a pertinência das pesquisas realizadas pelos nossos estudantes”, disse a professora Roberta.
Nesse contexto, durante a ação, foi realizada uma abordagem sobre a dengue, um problema de saúde pública que enfrentamos anualmente. Na oportunidade, foi apresentado um vídeo de uma visita à Fundação Ezequiel Dias (FUNED), distribuída uma cartilha sobre medidas de proteção individual e controle da proliferação do mosquito, e feita uma avaliação do conhecimento e sensibilização dos alunos participantes do CIEPE sobre a temática.
Recentemente, o grupo visitou a FUNED e conversou com Marília Lima, referência técnica do Laboratório de Arbovírus, e com Giovanni Pontel, do Laboratório de Entomologia e guarda de endemias do Ministério da Saúde, discutindo dados da epidemia em Belo Horizonte e importantes medidas para controlar a proliferação do mosquito.
Para mais informações sobre este e outros projetos de pesquisa do GEPZOON, acompanhe as redes sociais do grupo no Instagram: @gepzoon e no YouTube: Gepzoon.