A professora de Análises Clínicas do curso de Farmácia e uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Zoonoses e Saúde Única da Newton (GEPZOON), Roberta Dias, participou da XXVI Jornada Nacional de Imunizações, promovida pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), realizada em Recife-PE. O evento, que reúne profissionais e estudantes para debater temas de imunização e saúde pública, abordou questões como vacinas atuais e em desenvolvimento, risco de retorno de doenças controladas ou eliminadas, doenças imunopreveníveis, arboviroses, infecções respiratórias, desinformação e fake news relacionadas às vacinas.
Durante a Jornada, a professora, que integra a Coordenação Técnica do Curso “Serviço de Vacinação por Farmacêuticos” do Conselho Federal de Farmácia (CFF), apresentou dois trabalhos. O primeiro abordou a análise dos resultados da primeira edição do curso do CFF, enfatizando a importância da capacitação dos farmacêuticos para o serviço de vacinação. O segundo trabalho focou na revisão, atualização e lançamento da segunda edição do curso, com o objetivo de atender às constantes atualizações na área de imunizações, bem como às novas demandas e desafios do cenário vacinal atual.
Em colaboração com a professora Dra. Renata Aline e Andrade, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Roberta também apresentou dois estudos sobre a “Vacinação pediátrica contra a COVID-19 em crianças de cinco a onze anos atendidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) em um município de pequeno porte em Minas Gerais”. Esses trabalhos investigaram o perfil sociodemográfico e a adesão vacinal entre a população infantil, buscando entender os fatores que influenciam a vacinação nessa faixa etária.
A participação da professora Roberta e do curso de Farmácia da Newton na Jornada Nacional de Imunizações reforça o compromisso da instituição com a educação farmacêutica e a pesquisa, além de fortalecer o papel dos farmacêuticos na imunização. Assim, a profissão reafirma seu compromisso com a promoção e educação em saúde, a luta contra a desinformação e a hesitação vacinal, combatendo também as fake news em benefício da população.