Por Erika Dias
Ser empreendedor neste momento de pandemia pode contribuir para manter as contas em dia. Além de ter mais autonomia e independência, o empreendedor pode conquistar tranquilidade financeira em um período de crescimento do desemprego. Já pensou nessa possibilidade? Muitos brasileiros têm encontrado no próprio negócio uma forma ideal de garantir o trabalho neste momento.
Estima-se que cerca de 327 mil pessoas se formalizaram como MEI (Microempreendedor Individual) no Brasil só neste ano, com o início da pandemia. Os números são do Portal do Empreendedor. Antes, o número de MEIs no país era de 9,8 milhões e, agora, soma mais de 11 milhões. Esse formato de trabalho, como MEI, tornou-se mais acessível àqueles que querem abrir um negócio, já que o cadastro como pessoa jurídica pode ser realizado exclusivamente pela internet e as taxas de manutenção no CNPJ são acessíveis.
A tendência de aumento do empreendedorismo não deve finalizar com a quarentena. Ela pode ganhar força com a descoberta da vocação empreendedora, mesmo guiada por uma necessidade. Contudo, diante dos desafios de abrir o próprio negócio, uma questão pode ser levantada por quem deseja empreender: como tirar a ideia do papel?
Para ajudar você a encarar esse desafio, temos algumas dicas valiosas. Confira!
– Conheça melhor sobre si
Quais suas melhores habilidades e conhecimentos? O primeiro passo para conseguir se estabelecer como empreendedor é se conhecer melhor. Entenda como você gosta de trabalhar e o que deseja para sua vida. Seu projeto de negócio é um sonho antigo? Como você se sente em relação a ele? Pense sobre como você se vê quando tirar esse projeto do papel e destaque suas melhores habilidades para fazer essa ideia se movimentar.
– Redes de conexões com públicos e contatos estratégicos
Como você se relaciona com as pessoas e o que gostaria de oferecer a elas? Identifique contatos estratégicos, amigos e familiares que estariam ao seu lado durante a execução do seu empreendimento. Não se esqueça de definir o público-alvo (ou os públicos) para seu negócio. Estabelecidas essas conexões, que tal testar seu negócio ao oferecer seus serviços ou produtos para um conhecido?
– Rotina e produção
Empreender demanda organização da rotina e de processos de produção. Tenha periodicidade em seu trabalho e desenhe todas as atividades que você precisa fazer diariamente para chegar ao seu objetivo. Na hora da execução, planeje todos seus passos, contatos e metas.
É importante lembrar que vários desafios vão aparecer em seu caminho, mas eles são obstáculos que contribuem para seu aprendizado, desenvolvendo suas habilidades como empreendedor. Inúmeras possibilidades também surgirão e fazem parte da caminhada empreendedora.
E para ajudar você, a Newton conta com Centro Newton de Empreendedorismo. Professores que são autoridades de conhecimento quando o assunto é gestão viabilizam mentorias, talks, projetos e cursos gratuitos para alavancar o seu sonho. Para saber mais, envie um email para cne@newtonpaiva.br.