Por Luciana d’Anunciação
Apesar das dificuldades econômicas causadas pela pandemia do novo coronavírus, há empresas que estão crescendo em meio à crise e estão contratando profissionais para atender ao aumento da demanda. Para estes casos, a entrevista de emprego por videochamada tem sido a melhor alternativa para a realização de processos seletivos.
Quer ser bem sucedido em uma entrevista de emprego por videochamada? Confira esta entrevista com a psicóloga e consultora de carreiras da Newton, Carolina Salvo, e aumente seu potencial de empregabilidade.
Newton Carreiras: Como funciona a entrevista por videochamada?
Carolina Salvo: Quanto à estrutura, provavelmente a entrevista à distância seguirá o modelo utilizado na modalidade presencial. Porém, uma entrevista por videochamada exige preparação do candidato, principalmente quanto ao acesso à internet e dispositivo (celular, computador, etc) que será utilizado para a chamada. Se a conexão de internet não for estável, assim como a câmera e microfone do dispositivo, a entrevista perderá qualidade. Dependendo do caso, a entrevista precisará ser paralisada, e isso é prejudicial ao candidato.
NC: Quais as elementos comuns entre a entrevista realizada por videochamada e a feita pessoalmente?
CS: Tanto na entrevista presencial quanto na feita por videochamada, haverá uma estrutura de perguntas. Esses questionamentos serão feitos a depender da vaga, ou seja, para cada vaga perguntas distintas. Mas, algumas perguntas com certeza acontecerão, tais como:
– Pontos fortes e fracos;
– Resultados conquistados no último trabalho;
– Por que gostaria de trabalhar naquela empresa para a qual está se candidatando;
– Quais seus valores e o que motiva você;
– Quais seus sonhos;
– Pretensão salarial.
NC: Qual é a importância da apresentação física para a entrevista por videochamada?
CS: A aparência sempre é levada em consideração independente da modalidade de entrevista. Entretanto, quando se trata de videochamada, a maioria dos candidatos não leva a aparência a sério. Não é raro termos candidatos vestidos com camiseta, bermudas, unhas mal cuidadas, barba sem fazer, cabelos despenteados. O que se deve ter em mente é que a entrevista é um momento sério e de avaliação, por isso, é necessário que se dedique ao capricho na aparência para demonstrar ao avaliador que você está preparado adequadamente para aquele momento.
NC: Que características deve ter o ambiente da casa para a realização da entrevista online?
CS: O ambiente deve ser, preferencialmente: claro, sem ruídos e sem movimentação de pessoas ao fundo.
NC: É possível treinar para a entrevista por videochamada? De que forma?
CS: É possível treinar para a entrevista sim. Inclusive na plataforma da Newton o aluno terá dentro de alguns dias a modalidade de “Simulação de Entrevista”. Nessa funcionalidade, o estudante poderá gravar vídeos respondendo a diversas perguntas e receberá nosso feedback. Enquanto isso, pode-se treinar fazendo vídeos por conta própria, respondendo a perguntas, como as citadas acima, de elementos comuns nas entrevistas.
NC: Quais cuidados devemos ter com a postura e com a fala em uma entrevista online?
CS: Na entrevista online, devemos manter uma postura que demonstre conforto, mas também respeito e interesse. A fala deve ser pausada, clara e objetiva, pois as chamadas de vídeo acabam perdendo um pouco de qualidade e, se o candidato fala muito rápido ou apresenta informações em excesso, o entrevistador pode ter dificuldade em compreender.
NC: Existe algum outro aspecto importante que você gostaria de destacar?
CS: Uma dica legal é ter sempre em mãos um local para anotações. Assim o candidato pode ir tomando nota de observações interessantes ou aspectos que gostaria de ressaltar quando chegar o momento de responder, inclusive, pode anotar possíveis dúvidas que gostaria de esclarecer. E também para anotar dados importantes que podem ser informados sobre a vaga, tais como: benefícios, horário de trabalho, salário, etc.
A psicóloga e consultora de carreiras da Newton, Carolina Salvo, recomenda ainda alguns cuidados essenciais para entrevistas por videochamada:
· Usar blusas discretas, sem muitos desenhos e cores, pois gera uma qualidade melhor no vídeo;
· Evitar movimentos bruscos;
· Caso queira, usar maquiagem, de forma moderada;
· Testar os equipamentos com antecedência;
· Usar fones de ouvido, pois reduzem os ruídos para o recrutador e melhora a qualidade do som para o candidato.
E você, já participou de processo seletivo por meio de videochamada? Como foi a experiência? Compartilhe com a gente!