Por Fernanda Nazaré
Alguns cursos exigem experiência comprovada de estágio como um dos pré-requisitos de conclusão. É comum o aluno ficar mais atarefado com as atividades no fim do curso, com o TCC ou monografia e, além disso, ter que redigir um documento relatando todo seu trabalho como aprendiz em uma empresa: o Relatório de Estágio. Esse relatório tem certas regras e dá um certo trabalho. Então, não deixe para a última hora.
Abaixo, listamos algumas dicas para te ajudar nesse processo:
- O ideal é que durante todo o período de estágio, você mantenha anotações das suas atividades e rotina, o que vai tornar a elaboração do seu relatório bem mais fácil e rápida;
- Deve conter informações claras e relevantes sobre o que você aprendeu;
- O relatório requer que você siga algumas regras básicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Verifique com a sua faculdade quais são as exigências de tamanho do seu relatório de estágio;
Em geral, as regras de estrutura mais comuns são, na respectiva ordem:
- Capa
- Folha de rosto
- Folha de aprovação
- Sumário
- Introdução: Fale sobre o contexto do seu estágio e a relevância dele para prática das disciplinas aprendidas no seu curso de graduação.
- Descrição da organização: Aqui, você fala sobre a missão, visão e valores da empresa onde estagiou; seu organograma, um breve histórico e área de atuação.
- Atividades desenvolvidas: Conte quais e como eram suas tarefas de rotina dentro da empresa, quais estruturas você usava para realizar seu trabalho, programas de computador, instrumentos etc. Aborde também as dificuldades que encontrou, mostre-as como desafios e a maneira que encontrou para superar.
- Conclusão: Relembre todo o conhecimento adquirido no trabalho, sem se deter em atividades específicas, mas analisando a experiência de estágio como um todo e como ela contribuiu para a sua formação.
- Referências: Item opcional que deve ser incluído apenas no caso de você utilizar citações ao longo do seu trabalho.
- Anexo – Item opcional.
Além disso, você deve seguir o formato padrão de texto previsto pela ABNT, que é fonte Times New Roman (12) ou Arial (11), texto justificado e espaçamento entre linhas de 1,5.
Gostou das dicas? Continue acompanhando o Blog da Newton, neste post, você confere como se destacar na elaboração do seu currículo!