O Centro Universitário Newton Paiva iniciou seu ciclo no programa Empresas do Bem no primeiro semestre deste ano. O programa é um movimento que facilita a promoção da generosidade dentro das empresas e o engajamento cidadão dos seus colaboradores às causas sociais e ambientais a partir de uma plataforma on-line que facilita essa conexão. Desde então vem trabalhando em prol dessa ação que vai impactar diversas crianças em tratamento contra o câncer.
Raíssa Correia, analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Newton Paiva fala sobre a importância de abraçar esse projeto. “As contribuições se tornam uma corrente do bem. A área de Gente e Gestão mantém conexão direta com o desenrolar das ações desenvolvidas, facilitando à promoção da generosidade e colaboração dentro da Instituição, bem como propiciando o engajamento dos colaboradores às causas sociais e ambientais”, destaca Correia.
O programa Empresa do Bem faz parte dos projetos do Instituto Alexandre e Heloisa Beldi (IAHB), com o financiamento do Giving Tuesday Starling Collective. A coordenadora de Projetos do IAHB, Natalie Jabbour, destaca que as ONGs que recebem o recurso são beneficiadas de uma forma muito valiosa. “Com o recurso recebido elas podem expandir os projetos institucionais que beneficiam seus assistidos e que talvez demoraria muito mais tempo para conseguir” enfatiza.
Ao longo do ano, o programa é realizado três vezes, uma no primeiro semestre, outra no segundo e a última é de destinação do imposto de renda da pessoa física. Além disso, a cada campanha o Empresas do Bem visa levar informações sobre cada causa, para que todos possam expandir o conhecimento acerca de tantas possibilidades e contribuições sociais possíveis de se fazer.
A campanha do primeiro semestre deste ano, que vai até o dia 8 de julho, será destinada para o tratamento de crianças com câncer, por meio dos profissionais de saúde envolvidos da ONG Maple Tree, uma organização sem fins lucrativos que temo objetivo de ajudar pessoas com câncer durante sua recuperação.
“Para quem doa também é muito interessante, pois além daquele sentimento bom que gera dentro de cada um por saber que está contribuindo para a melhoria de vida de pessoas, é gerado um sentimento de união e colaboração, pois quanto mais colaboradores, familiares e amigos doarem, mais crianças serão beneficiadas e mais aporte as empresas farão”, finaliza Natalie Jabbour.
Raíssa Correia, destaca sobre um dos papéis fundamentais para fortalecer o projeto e trazer maior interação entre os colaboradores e a Instituição. “Definimos a escolha de Embaixadores do Bem, que são profissionais da Newton que mantém proximidade com causas socioambientais. Desde o primeiro contato com o projeto, os Embaixadores conseguiram trocar informações sobre planejamento, implantação e manutenção das ações que são realizadas como: o tratamento de crianças com câncer, combate à fome, entre outras. Assim, as campanhas de doação e/ou voluntariado proporcionam o atingimento de sua finalidade de agregação mútua”, disse.
A Embaixadora do Bem, Thaís Ferreis, comentou sobre o projeto: “a Newton em seus 50 anos de história sempre esteve preocupada em melhorar a vida da sociedade ao seu redor trabalhando com seriedade, responsabilidade, comprometimento, inovação, transparência, ética e respeito. E Sempre firmando o compromisso em fazer o certo sempre. Hoje, tive a grande honra de ser selecionada para fazer parte, como embaixadora, do programa Empresas do Bem. Um programa que tem ajudado, por meio de doações voluntárias, a trazer novos sorrisos em rostos de crianças. Seguiremos juntos através da união de todos”.
Como contribuir
Natalie Jabbour, coordenadora de Projetos no Instituto Alexandre e Heloisa Beldi, explica como as doações podem ser feitas. “A plataforma é aberta para qualquer pessoa física doar e para as empresas entrarem no movimento e começarmos os trabalhos junto aos colaboradores sem qualquer custo de adesão. Basta enviar e-mail ou mensagem pelo
WhatsApp (contato@iahb.org.br / 19 – 9.9927-7750). Marcamos uma reunião online, explicamos como funciona, assinamos o termo de adesão e começamos os trabalhos dentro da empresa. É importante que nas campanhas livres as empresas tenham em mente que elas também precisam contribuir financeiramente em conjunto com os colaboradores. Ou seja: o colaborador doa e a empresa contribui também”.
Ainda de acordo com Natalie Jabbour, o destino da arrecadação já é pré-definido. “Assim, posteriormente, todas as doações podem ser justificadas a todos os doadores e também garantir a exata destinação da verba”, explica.