30 de abril de 2024
Notícias

Integração entre projetos de extensão promove capacitação em primeiros socorros

Os programas de extensão são ações da faculdade junto à comunidade e que possibilitam o compartilhamento do conhecimento adquirido no ensino. Nesta semana, dois projetos da Newton realizaram uma integração para promover uma capacitação em primeiros socorros.

Os participantes do projeto Trio-vida foram capacitados em ações de primeiros socorros pelos extensionistas do Mãos que Salvam Vidas. Os dois projetos são vinculados ao curso de enfermagem, mas possuem alunos de outros cursos de graduação na área de saúde ofertados na Newton.

Para Tauana Wazir Mattar e Silva, coordenadora do curso de enfermagem da Newton e responsável pelo projeto, a parceria potencializa a capacitação dos extensionistas do Trio-vida para atuarem nas situações emergenciais que são acionados, uma vez que a Central de Triagem se tornou a referência desses atendimentos no Campus Silva Lobo.

“Com uma abordagem teórico-prática, os extensionistas vivenciaram momentos de simulação realística, reciclando conhecimentos com o apoio de outros alunos extensionistas, demonstrando que em nossa instituição a interdisciplinaridade está presente, bem como a circulação do saber entre professores e alunos”, comentou.

O programa Trio-vida está alocado na Central de Triagem da Clínica Escola e além de realizar as consultas de enfermagem, iniciará neste semestre as consultas odontológicas.

“Os alunos extensionistas são preparados para mapeamentos rápidos das comorbidades dos pacientes em atendimentos nas clínicas interdisciplinares da Newton, educação em saúde e atendimento de primeiros socorros às urgências no campus, tanto de colaboradores, discentes e docentes. O trio-vida, implantado no início de 2022, tem um histórico de estabilização das urgências para encaminhamento aos serviços de saúde”, disse Tauana.

Já o projeto Mãos que Salvam Vidas é coordenado pela professora Grazyelle Ferreira de Souza. O objetivo geral é implantar o ensino do atendimento de suporte básico de vida a adultos e crianças, além de medidas de primeiros socorros com o envolvimento dos discentes dos cursos de saúde do Centro Universitário Newton Paiva.

“Nosso projeto é baseado na questão, estatisticamente comprovada, de que é possível aumentar a sobrevida de cidadãos que necessitam de atendimento, se tivermos pessoas capacitadas para agir diante de um mal súbito. Nossa proposta é levar para escolas e empresas o treinamento sobre primeiros socorros. Ensinamos como agir em caso de quedas, desmaios, queimaduras, o que fazer em casos de infarto e AVC, crise convulsivas e engasgos. A capacitação deixa os alunos aptos para manter o paciente em vida até chegada de um SAMU ou condução para o hospital”, explicou.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments