30 de abril de 2024
Notícias

Quais habilidades destacar no currículo?

Por Leilane Stauffer

Imagine você sendo um recrutador e recebendo volume alto de currículos para preencher uma vaga. Entre os critérios para essa primeira triagem, certamente algumas prioridades são estabelecidas pelo profissional do RH, com uma boa leitura dinâmica, rastreando experiências profissionais prévias, formação e descrição de habilidades.

Estando, então, do outro lado, pleiteando a vaga, quais seriam as formas mais assertivas de se apresentar no currículo e de chamar a atenção da equipe responsável pelo processo seletivo? Já sabemos da importância de tornar o currículo atrativo para o mercado. Ouvimos, com frequência também, sobre a estratégia de construir um currículo de acordo com o perfil da vaga. No momento em que empresas estão ainda mais exigentes na busca por profissionais, pensar sobre as habilidades que podem enriquecer seu currículo é interessante.

A citação das habilidades profissionais apresenta aos recrutadores um mapeamento inicial do perfil do candidato. Por isso, é importante dar atenção a como estruturar essas características. Podemos entender as habilidades a partir de duas vertentes: as habilidades específicas, direcionadas a determinados cargos ou funções, e as habilidades genéricas, que podem ser aplicadas em qualquer espaço profissional.

Conhecidas também como soft skills, essas características descrevem o modo como o profissional conduz a rotina. Destacamos quatro habilidades profissionais valorizadas pelo mercado de trabalho moderno:

Proatividade: ser um profissional proativo envolve antecipar demandas e problemas e, consequentemente, propor soluções, atitudes fortemente valorizadas pelas empresas. As profissões modernas reforçam a dinâmica de que o profissional seja capaz de lidar com desafios e conduzir rotinas sem supervisão constante.

Comunicação: o trabalho em equipe se consolida por um grupo coeso e que sabe se comunicar bem. Por isso, ser comunicativo é sinônimo de ter capacidade de transmitir ideias, ser objetivo, claro, saber dialogar, ouvir e entender a importância da comunicação verbal e escrita para o bom desempenho do seu trabalho.

Criatividade: engana-se quem pensa que essa habilidade esteja ligada exclusivamente às profissões das áreas gráficas. A criatividade envolve comprometimento! O profissional criativo busca, diariamente, oferecer soluções inovadoras, que apresentem algum diferencial.

Inteligência emocional: o autoconhecimento faz parte das ferramentas mais potentes que o ser humano pode ter. Quem conhece as próprias emoções se destaca por saber racionalizar e responder da melhor forma, quando situações imprevisíveis surgem. Outro ponto valioso que a inteligência emocional favorece, no ambiente de trabalho, é fazer com que o profissional desenvolva empatia com as emoções dos colegas e saiba se relacionar interpessoalmente.

Qual habilidade você considera importante destacar no seu currículo? Compartilhe com a gente!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments