29 de abril de 2024
Notícias

Como usar as redes sociais para estudar?

Por Luciana d’Anunciação

As redes sociais são reconhecidamente uma das maiores formas de distração da atualidade. Quem nunca perdeu minutos ou até mesmo horas olhando posts no Facebook ou no Instagram? Ou vendo vídeos de gatinhos e cachorrinhos no YouTube?

Saiba que é possível usar as redes sociais e, ao mesmo tempo, trazer benefícios para o estudo. Especialmente neste período de afastamento social, elas podem contribuir para que você mantenha os estudos em dia e continue seu aprendizado.

Confira algumas dicas para aproveitar corretamente o WhatsApp/Telegram, Youtube, Facebook, Instagram e Twitter para estudar.

WhatsApp e Telegram – Os comunicadores instantâneos, como WhatsApp e o Telegram, podem ser ferramentas preciosas para compartilhar conteúdo e informações neste momento em que não podemos estar próximos uns dos outros.

Converse com seus colegas e crie grupos de estudos para discutir assuntos pertinentes às disciplinas, tirar dúvidas, trocar dicas e conselhos. Para que o grupo de estudos seja um espaço de colaboração mútua e funcione de forma eficiente, é essencial que todos os membros combinem e cumpram algumas regras. Dessa forma, é possível evitar brincadeiras ou piadas sem relação com as matérias do curso.

YouTube – A plataforma de vídeos da Google está repleta de conteúdos gratuitos para ajudar no estudos de maneira interativa e dinâmica. Existem canais com materiais produzidos por professores, pesquisadores e instituições educacionais e científicas de excelência.

Facebook – Maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o Facebook é uma excelente fonte de informações. Para quem deseja montar grupos de estudo on-line, o Facebook permite o compartilhamento de textos, imagens, vídeos e áudio de maneira rápida. É possível também criar grupos com acesso restrito para garantir a dinâmica de estudo. No Facebook, há ainda uma grande quantidade de páginas que compartilham conteúdos relevantes sobre diversas disciplinas e para vestibulares, concursos ou para o ENEM. E você pode também aproveitar o chat da rede social para ficar em contato direto com seu professor.

Instagram – Para evitar distrações, crie uma conta nova no Instagram somente para para seguir perfis educativos. Utilize também as hashtags #Studygram e #StudyGramBR para encontrar milhões de postagens com diversos assuntos relacionados aos estudos. No Instagram, você ainda pode salvar publicações que achar interessantes pode criar coleções com os conteúdos de cada disciplina.

Twitter – A rede de microblogs é uma ótima ferramenta para ficar atualizado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo em apenas 140 caracteres. Além de acompanhar revistas, professores, pesquisadores, agências de notícias e sites para aperfeiçoar seus estudos.

Independente da rede social que você utilizar, é fundamental selecionar as fontes, buscar canais confiáveis, verificar os fatos, as referências e procurar por jornalistas e colunistas de credibilidade. E para garantir que você utilize as redes sociais de forma eficiente, sem perder o foco, estabeleça um tempo para usá-las somente para o seu aprendizado.

Curtiu as nossas dicas? Já utilizou as redes sociais para estudar? Compartilhe sua experiência com a gente!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments