23 de abril de 2024
Eventos

Embaixador Rubens Ricupero ministra Aula Magna na Newton

No dia 19 de agosto, às 19h, alunos da Newton vão contar com uma Aula Magna muito especial. Ela será ministrada pelo Embaixador Rubens Ricupero, onde ele irá falar sobre o mundo pós-pandemia. O evento, totalmente online, é aberto também ao público em geral, a fim de oferecer conhecimento para toda a comunidade.

Desde o início da pandemia, a Newton realiza diversas atividades virtuais, com o intuito de fomentar o debate produtivo entre alunos, docentes e sociedade. A palestra, transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Newton, é realizada em parceria com o Centro Universitário Facens, instituição irmã da Newton, em Sorocaba (SP).

Rubens Ricupero foi diplomata de carreira, aposentando-se após ocupar a chefia das embaixadas do Brasil em Genebra, Washington e Roma. Exerceu os cargos de Ministro do Meio Ambiente e da Amazônia, bem como de Ministro da Fazenda (governo Itamar Franco), cabendo-lhe nessas últimas funções lançar a nova moeda brasileira, o real, em julho de 1994. Entre 1995 e 2004, por eleição da Assembleia Geral das Nações Unidas, dirigiu como Secretário Geral a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em Genebra. Atualmente, é Diretor da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. É autor de vários livros e ensaios sobre história diplomática, além de obras sobre relações internacionais, desenvolvimento econômico e comércio mundial.

O webinar faz um paralelo entre as pandemias já vividas e as transformações na sociedade causadas por elas, e o atual cenário mundial. A ideia é incitar a reflexão dos impactos desses momentos no avanço da sociedade, baseando-se no histórico da humanidade.

“A Aula Magna possibilitará uma reflexão conjunta não só sobre as lições a retirar da dolorosa experiência da pandemia, mas também a respeito do que a comunidade internacional deveria fazer a fim de evitar a repetição de tragédias semelhantes no futuro”, afirma Rubens Ricupero.

Aula Magna Newton com Rubens Ricupero – “Lições Aprendidas: pandemia e o avanço da sociedade”

Quando: 19 de agosto de 2020, quarta-feira

Horário: 19h

Onde: canal do YouTube da Newton ou da Facens.