6 de outubro de 2022
Cultura Eventos Notícias

Newton e Facens promovem live com Andor Stern, brasileiro sobrevivente do Holocausto

Na próxima quarta-feira, dia 3 de março, a Newton juntamente com a Facens (instituição “irmã” localizada em Sorocaba, SP) promove a live “Histórias que Inspiram” com Andor Stern, brasileiro que sobreviveu ao Holocausto e inspira milhões de pessoas com sua história de superação e esperança.

Andor Stern nasceu em São Paulo, em 1928. Filho de um casal húngaro, Andor viveu na capital paulista até aproximadamente os 3 anos, quando o pai pediu transferência para a Índia.

Após o término do contrato do trabalho do pai, a família decidiu visitar os parentes na Hungria.

Mas com a guerra em andamento e o posicionamento do Brasil ao lado dos aliados, o brasileiro foi considerado inimigo de Estado, e entregue pela mãe às autoridades húngaras.

Andor foi internado em um campo na região dos Baixos Cárpatos, mas conseguiu fugir com a ajuda de um inglês.

Viveu clandestinamente na casa de sua mãe (já separada do pai) até a ocupação nazista na Hungria, quando os judeus sofreram a rotina implantada em toda a Europa: perda dos direitos, mudança para os guetos e, finalmente, deportação para Auschwitz.

Mesmo com todo o sofrimento, a história de Andor teve um final feliz. Em 1945, com o fim da Guerra, ele conquistou sua liberdade de volta.

Viveu mais 3 anos na Hungria, quando realizou o sonho de retornar ao Brasil. Ele conquistou uma bolsa da IBM e foi funcionário e cliente da multinacional.

Depois, tornou-se um industrial do ramo químico e, atualmente, é consultor de qualidade da gigante UNIGEL, a segunda maior petroquímica do país.

Hoje, ele é casado com Therezinha Figueira e tem 5 filhos. Aos 92 anos, Andor e Gabriel, biógrafo do seu livro, percorrem o país com palestras que ensinam a tolerância e o respeito ao próximo.

O evento

E para se inspirar mais ainda, não perca a oportunidade de assistir a live com Andor Stern no dia 03/03/2021, às 19h. O evento é 100% online e gratuito. Inscreva-se aqui!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments