• 7 de agosto de 2022

Centro universitário lança e-book com série de artigos inéditos sobre os impactos da pandemia no universo jurídico

 Centro universitário lança e-book com série de artigos inéditos sobre os impactos da pandemia no universo jurídico

Tentar compreender e mensurar os impactos da pandemia na sociedade é um dos principais papéis da comunidade acadêmica durante esse período. Pensando nisso, um grupo de professores do Centro Universitário Newton Paiva lançou, por meio do Núcleo de Publicações Acadêmicas da instituição, um e-book intitulado “Impactos do coronavírus no Direito: diálogos, reflexões e perspectivas contemporâneas”.

Trata-se de uma coletânea com mais de 70 textos acadêmicos cuja autoria é de professores, juristas e pesquisadores do Centro Universitário e também de outras instituições ao redor do mundo. Ao longo da publicação, são feitas análises das relações culturais, econômicas e sociais sob as mais diversas perspectivas do universo jurídico.

Algumas das áreas contempladas na obra coletiva são direitos humanos, aspectos constitucionais, regulações e políticas públicas, repercussões tributárias, processo civil, além dos direitos previdenciário, do trabalho, ambiental e penal. Dentre os autores, que foram convidados pela organização por serem autoridades em suas respectivas áreas de atuação, há representantes das Américas, África, Ásia e Europa.

“A pandemia trouxe consigo o incremento de avanços tecnológicos, criação de regimes jurídicos transitórios e emergenciais, bem como a necessária ressistematização dos modelos vigentes nos diversos ordenamentos jurídicos. Nesse cenário distópico, propomos a realização de um estudo internacional, sistematizado e multidisciplinar, que tenha como escopo a análise crítica, dialógica e discursiva desses impactos”, afirma o professor Michael César Silva, um dos organizadores do estudo.

Também participaram da elaboração do material os professores Cyntia Teixeira Pereira Carneiro Lafeta, Valéria Edith Carvalho de Oliveira e Sabrina Tores Lage Peixoto de Melo, do curso de direito na Newton Paiva. O volume I do e-book está disponível gratuitamente no site da editora, além das plataformas Google Books, Google Play Books e Amazon.

Newton

Leia também

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments