28 de setembro de 2022
Inteligência Emocional

Doc: Andor Stern – O Brasileiro sobrevivente do holocausto

Conheça a incrível história desse ser humano iluminado, chamado Andor Stern.

Andor nasceu em São Paulo, em 1928. Filho de um casal húngaro, viveu em São Paulo até aproximadamente os 3 anos, quando o pai pediu transferência para a Índia. Após o término do contrato do trabalho do pai, a família decidiu visitar os parentes na Hungria. Com a guerra em andamento e o posicionamento do Brasil ao lado dos aliados, o brasileiro foi considerado inimigo de Estado, e entregue pela mãe às autoridades húngaras. Andor foi internado em um campo na região dos Baixos Cárpatos, mas conseguiu fugir com a ajuda de um inglês. Viveu clandestinamente na casa de sua mãe (já separada do pai) até a ocupação nazista na Hungria, quando os judeus sofreram a rotina implantada em toda a Europa: perda dos direitos, mudança para os guetos e, finalmente, deportação para Auschwitz.

Apesar do grande sofrimento, a história de Andor teve um final feliz. Em 1945, com o fim da Guerra, ele conquistou sua liberdade de volta. Viveu mais 3 anos na Hungria, quando realizou o sonho de retornar ao Brasil. Ele conquistou uma bolsa da IBM e foi funcionário e cliente da multinacional. Depois, tornou-se um industrial do ramo químico e, atualmente, é consultor de qualidade da gigante UNIGEL.

Casado com Therezinha Figueira, Andor tem 5 filhos. Aos 92 anos, Andor e Gabriel, biógrafo do seu livro, percorrem o país com palestras que ensinam a tolerância e o respeito ao próximo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Fernando
Luis Fernando
7 meses atrás

Que exemplo de amor e respeito ao proximo ! Amei e me fez refletir muitas coisas ! Mudou o meu EU!