23 de fevereiro de 2024
Newton Carreiras

Como construir uma cultura inovadora nas organizações?

Inovação é um dos assuntos mais latentes no mercado de trabalho, independentemente do porte da empresa ou do setor de atuação. Mas a cultura inovadora dentro das organizações não acontece por acaso, ela é propositalmente desenvolvida pelos líderes para que seja adotada de ponta a ponta no negócio.

Para ajudar a implementar a inovação nas empresas, Lisa Bodell, líder e especialista em inovação e aprendizado cognitivo, propõe um exercício chamado Commit to Innovation, inspirado na sua obra “Kill the Company”. A técnica sugere três perguntas para estimular a atividade inovadora:

Que atividade você vai começar a fazer hoje para ser mais inovador? Essa atividade pode ser algo simples, como configurar e ajudar a manter um portal de envio de ideias para todos os colaboradores.

Como influenciador em sua organização, que ação diária você realizará para incentivar o comportamento inovador de outras pessoas? Uma das opções nesse sentido é compartilhar seus próprios trabalhos em andamento com outras unidades de negócios. Assim você terá feedback e experiência de outras áreas para aprimorar suas atividades e os produtos e/ou serviços que entrega.

Que realizações de inovação você ajudará a organização a alcançar daqui a um ano? Você pode estabelecer métricas de inovação e monitorá-las com uma frequência predefinida, por exemplo.

O que você achou dessas dicas? Quais outras ações inovadoras você tem no seu dia a dia de trabalho? Conte para a gente aqui nos comentários!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments