29 de março de 2024
Notícias

10 podcasts para você se preparar para o Enem

Por Italo Mendes

Os preparativos para obter bons resultados no Enem são sempre intensos, e estabelecer uma rotina metódica de estudos é indispensável. Dedicar-se intensamente ao ensino médio, entrar em um bom curso preparatório, estudar em grupo e diversos outros métodos apresentam bons resultados, mas outra ferramenta tem se fortalecido no mercado e oferecido abordagens assertivas para os estudantes: os podcasts. Além disso, a grande vantagem é que, para aprender, basta o seu celular e um fone de ouvido, não tem lugar e nem hora.

Uma pesquisa realizada pelo serviço de streaming Deezer, que levou em consideração dados do Apple, iTunes, Google Podcasts e Spotify, apontou um crescimento de 67% no consumo de podcasts no Brasil. Em conjunto, cresceram os números de títulos dedicados em repassar dicas e conteúdos que podem auxiliar você na hora de realizar o Exame. Listamos 5 ótimas opções para você.

1 – Newtoncast

O podcast da Newton compartilha informações relevantes sobre a vida acadêmica, carreira, empreendedorismo, cultura, inovação e comportamento, reunindo argumentos e experiências dos nossos professores, alunos e outros convidados especialistas no assunto abordado.

2 – Xadrez Verbal

Com seis podcasts mensais,os historiadores Filipe Figueiredo e Matias Pinto apresentam temas e acontecimentos abrangentes da geopolítica internacional e história. Tudo com uma leve dose de humor. Com episódios que podem durar até mais de 4 horas, pode ser a recomendação perfeita para quem deseja chegar atualizado na hora da redação.

3 – Resumov

Existem técnicas para ir bem nas provas? É isso que a Susane Ribeiro, engenheira aeronáutica e professora, aborda em seu canal. Escute e conheça algumas dicas de estudos que podem ajudar você a estar apto ao curso que deseja.

4 – Scicast

Com um estilo bem-humorado, o grupo utiliza do cotidiano para tratar de maneira didática pautas sobre as áreas de ciências naturais e exatas.

5 – Aprenda inglês com música

Se a sua maior dificuldade no Enem é com a parte de Língua Estrangeira, a ‘Teacher Milena’ pode ajudar. Utilizando de músicas populares, ela explica conceitos importantes da gramática inglesa.

6 – Hoy Hablamos

Se na parte do idioma estrangeiro você optar pelo espanhol, a nossa dica é o Hoy Hablamos. Com episódios diários, você poderá aprender expressões com assuntos que envolvem a atualidade, personalidades e cultura hispânica.

7 – Filosofia Pop

O programa combina a cultura pop com a essência filosófica, em um bate-papo sempre conduzido por uma linguagem acessível. A frase curta, inserida na página do podcast no Spotify, resume bem a ideia: “Filosofia como parte da cultura”.

8 – História online

Com Rodolfo Neves e Daniel Pereira você poderá ganhar um reforço em diversos períodos da história mundial, com aulas objetivas e ricas em conteúdos.

9 – Fronteiras da Ciência

Uma roda de conversa entre cientistas, explicando com temáticas amplas como a ciência funcionam e de que forma elas são parte do nosso dia a dia, levantando questões como: “O homem foi mesmo à Lua?”.

10 – Mamilos

Fundado em 2014 e apresentado pelas publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis, o programa faz uma busca pelos temas mais repercutidos nas redes sociais durante a semana para trazer debates mais aprofundados, apresentando diferentes argumentos e visões. Uma maneira descomplicada de se atualizar para o dia decisivo do exame.

E aí, vamos maratonar? Continue se dedicando aos estudos e fique atento a todos os nossos cursos disponibilizados. Com a Newton você tem +!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments