20 de fevereiro de 2024
Notícias

5 dicas de como aproveitar o Carnaval de forma segura e consciente

O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil e tem uma enorme importância cultural, social e econômica. A celebração atrai milhões de pessoas todos os anos, que se entregam à alegria, à descontração e à diversidade cultural. Além de ser uma manifestação que valoriza a criatividade e a expressão do povo brasileiro, por meio de diferentes ritmos, danças, fantasias e tradições. Segundo dados do Ministério do Turismo, o Carnaval movimenta cerca de R$ 8 bilhões por ano no país, gerando empregos e renda para muitas pessoas.          

Porém, toda essa curtição pode trazer alguns riscos para quem quer se divertir. Para você curtir a folia com responsabilidade e cuidado, Priscila Bernardes, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Newton Paiva, instituição que é referência em Ensino Superior em Minas Gerais, traz algumas importantes recomendações. Veja a seguir cinco dicas para aproveitar o Carnaval de forma segura:                   

  • Alimente-se bem:  se prepare antes para curtir os bloquinhos com uma boa alimentação. Para dar energia, faça uma refeição rica em carboidratos, como um sanduíche de pão com frango, tapioca com queijo e tomatinho, batata doce, macarrão, mandioca ou uma granola com salada de frutas;
  • Hidrate-se: sempre ande com garrafinha d’água durante os bloquinhos. Sucos, isotônicos, melancia, abacaxi e água de coco são excelentes opções. Além disto, prefira alimentos leves como barras de cereais, mix de castanhas ou frutas;
  • Como curar a ressaca:  vale abusar da hidratação e consumir alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, tomate e acerola, que ajudam o fígado a eliminar as toxinas do álcool. Além disto, vale a pena investir no chá de boldo que é bastante diurético e ajuda a eliminar o álcool mais rapidamente;

Fora os cuidados necessários com alimentação, no Carnaval as temperaturas altas e o sol forte também são pontos importantes a serem considerados na hora da folia, já que todos sabem que o cuidado com a pele é essencial. Paula Mota Vasconcelos, coordenadora dos cursos de Estética e Fisioterapia da Newton Paiva também traz algumas dicas de cuidados com a pele:

  • Use protetor solar: como diz o famoso texto lido por Pedro Bial, use sempre protetor solar. O ideal deve ser no mínimo FPS (Fator de proteção solar) 30 e que tenha também proteção de raios UVA (ultra violeta) – aparece com + ou número FP UVA 26, por exemplo). Além de que, com o suor, água, calor, esse tempo de proteção diminui. Diante disso, torna-se necessário reaplicar a cada 2 horas. Uma boa sugestão é ter um protetor em bastão para o rosto. Ele é pequeno e prático de levar numa pochete. Caso não consiga, opte por chapéus, bonés, roupas com fator de proteção, ou seja, mecanismos de proteção física também.
  • Bastante água no corpo = pele mais hidratada: quando estiver em casa, procure realizar uma skincare bem hidratante, conforme o seu tipo de pele. São recomendados ativos como o esqualano, aquaporines e ácido hialurônico para ajudar na hidratação da pele. Caso ocorra uma queimadura solar, é muito importante procurar atendimento médico. Bolhas por exemplo, são um sinal de queimadura de 2º grau.

“Seguindo essas dicas, você pode aproveitar o Carnaval de forma segura, saudável e divertida. Lembre-se que o Carnaval é uma festa de todos, e que o respeito, a solidariedade e a cidadania são essenciais para garantir a paz e a harmonia”, conclui a nutricionista Priscila.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments