26 de abril de 2024
Notícias

5 dicas para arrasar em uma entrevista por videochamada

Por Fernanda Nazaré

O isolamento social somente acelerou o que antes era visto com uma tendência: trabalho em home office e reuniões à distância. A pandemia do coronavírus obrigou o mundo a adotar tais estratégias no universo corporativo a jato, incluindo o recrutamento de funcionários. Antes, batia aquele nervoso de qual roupa vestir, como se portar numa entrevista de emprego e o que dizer. Isso não mudou, todas essas preocupações ainda existem, mas agora com uma a mais: como controlar isso tudo e parecer à vontade em uma videochamada para o recrutador avaliar você para uma vaga?

1. Escolha a roupa certa

Como você se vestiria se a entrevista fosse presencial? Se pergunte isso antes de abrir o armário, pois apesar de estar em casa, a ocasião ainda é formal e pede uma preparação para tal. Se o perfil da empresa e do cargo for algo que pessoalmente exigiria um paletó de terno, use-o também para a entrevista em videochamada. Isso demonstra que você se preocupa com a impressão que passará, além de mostrar respeito e preparo para quem despenderá do tempo pra lhe entrevistar.

2. Testando 1…2..3.. Internet e equipamentos funcionando!

Procure se informar por qual plataforma a entrevista será feira, seja por Whatsapp, Google Meet, Microsoft Teams…. Baixe o app com antecedência e faça testes de conexão e aprenda a fazer uma videochamada nele antes do dia oficial da entrevista. Claro, não vá se esquecer de checar o sinal da internet também.

3. Escolha um lugar apropriado

O foco da entrevista deve ser você! Portanto, escolha um lugar fresco, iluminado, com fundo branco ou cores neutras, sem muitas informações de objetos. Preocupe-se também com silêncio e privacidade. Caso queira garantir que não seja interrompido, tranque a porta do recinto.

4. Estude a empresa

Aqui, a recomendação é a mesma se você fosse fazer uma entrevista presencial. Busque informações sobre a empresa, em qual mercado ela atua, quais são seus produtos, vasculhe suas redes sociais e veja como ela interage com seu público. Assim, você poderá mostrar que tem interesse e, também, é uma boa alternativa para averiguar se é um trabalho que vai de acordo com os seus princípios.

5. Você é o seu cartão de visita

Quais são as suas qualidades e o que você pode oferecer de bom para a empresa? Quais são suas principais habilidades? Mostre brilho nos olhos, vontade de colaborar para um trabalho bem feito e com resultados. Mesmo através das câmeras, entusiasmo e vontade transparecem.

Para mais dicas, nos acompanhe aqui no blog e fique por dentro das tendências de mercado, comportamento e entretenimento!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments