29 de março de 2024
Notícias

5 séries pra quem ama engenharia

Por Italo Mendes

A engenharia é uma área presente em diversos ramos, cada qual com as suas particularidades. Porém, algumas características, aptidões e interesses, certamente, renderiam uma conversa de horas entre profissionais desses diferentes setores. A paixão pela resolução de problemas, o fascínio pelos cálculos e uma atenção apreciável pelos detalhes, presumivelmente, são alguns desses pontos de convergência.

Hoje, a nossa proposta é fomentar ainda mais esses bate-papos. Prepare a pipoca e aproveite a lista que preparamos com 5 séries para quem é apaixonado pelas engenharias.

1 – As Casas Mais Extraordinárias do Mundo

O “Thinking outside the box” é mais um dos estrangeirismos que adentraram nos vocabulários das profissões brasileiras nos últimos anos. Esse impulso à criatividade é também um motivador para a inovação, aspecto fundamental para um engenheiro que deseja ser um profissional de destaque.

Nesta série produzida pela BBC, um arquiteto renomado e uma atriz aficionada por arquitetura percorrem o mundo em busca das residências que fogem ao comum e se destacam pela sua inventividade e improbabilidade.

Em locais que podem ser à beira de penhasco ou até o meio da floresta, os viajantes nos apresentam as belezas dessas construções e abrem espaço para entender quais foram as ideias dos realizadores dessas ‘Casas Extraordinárias’. Disponível na Netflix

2 – Secrets of Great British Castles

Se por um lado podemos esquadrinhar a contemporaneidade, por outro revisitamos os clássicos. Nessa série de documentários, o historiador Dan Jones nos leva aos incríveis castelos medievais britânicos. Essas obras transcendem o tempo e, assim como seus moradores, têm muito para nos ensinar. Disponível na Netflix

3 – Da Vinci’s Demon

Agora vamos para a ficção, acompanhar os dramas da juventude de um dos maiores gênios da história da humanidade. Exibida pela FOX, a série conta em 28 episódios, divididos em três temporadas, os desafios que o inventor e artista Leonardo da Vinci enfrentava na Florença renascentista para produzir as suas criações. Disponível pelo APP FOX.

4 – Abstract: The Art of Design

O que e como pensam algumas das mentes mais criativas do mundo? Com a 2ª temporada já finalizada, a série nos apresenta designers de projetos reconhecidos no mercado, tecendo aspectos dos seus processos criativos e a influência que suas criações tiveram no mundo.

Scott Dadich, ex-editor da revista norte-americana Wired e criador da série, sintetizou da seguinte maneira a premissa dos episódios:

“… cada episódio se comporta como um filme, adaptando a sensibilidade do design de cada profissional.” Disponível na Netflix

5 – Black Mirror

“Isso é meio Black Mirror, né?!”

A série que virou até expressão popular é, nesta lista, a que aborda menos diretamente a engenharia. Porém, com seus episódios um tanto quanto ácidos, traz de forma direta as consequências da tecnologia em nossas vidas.

Uma dica indispensável para profissionais que propõem-se a imaginar e a criar possibilidades para um futuro que, talvez, não esteja tão distante assim. Disponível na Netflix.

https://youtu.be/1w8LBG2qbqc

Gostou das dicas? Assista, compartilhe com os amigos engenheiros e deixe também aquela indicação de alguma série ou filme que inspirou você na profissão.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments