5 de outubro de 2022
Carreira Notícias

Aperfeiçoando a linguagem corporal nas reuniões online

Por Leilane Stauffer

Em algum momento da nossa da formação ou da jornada profissional, descobrimos como a nossa linguagem corporal é importante e expressa muito de nós. As expressões faciais, a entonação da voz, os gestos, o posicionamento do corpo e a apresentação pessoal são indícios que transmitem e constroem, constantemente, significados em uma interação. Você já parou para pensar que tomar consciência da sua linguagem corporal pode ser uma potente ferramenta para desenvolver uma imagem positiva profissionalmente?

Neste momento em que o mundo altera suas rotinas de trabalho para combater uma crise sanitária e o home office se torna uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas, a interação entre equipes mediadas por viodeconferências já faz parte do cotidiano de muitos. O recurso está entre os principais meios para que os profissionais se apresentem. Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes para você ficar ligado com a sua presença e com a sua linguagem corporal nas reuniões online. Vamos conferir?

Cuide dos movimentos: inquietação, como movimentos constantes na cadeira, balanço de dedos na mesa, e acesso com frequência a objetos como celular, podem transmitir a mensagem de desinteresse.

Vigie a sua postura

Ainda em relação à postura, observe se o ambiente onde você está exercendo o home office favorece ou não a postura do seu corpo. Nas reuniões, principalmente, busque um local em que você consiga manter a sua coluna ereta. Evite o sofá. Análises apontam que uma boa postura demonstra envolvimento e segurança.

Pondere o tom de voz e o momento de falar

Durante as reuniões, é comum algumas falas se entrecruzarem. Mesmo assim, atenção! Interromper quem está falando com frequência pode ser um sinal de que você não está exercendo uma escuta ativa. Por isso, antes de fazer alguma pontuação, avalie o momento e pondere o tom de voz e das expressões.

Invista no contato visual

Mesmo não podendo olhar presencialmente para os colegas como em uma reunião presencial, o indicado é manter o contato visual, ainda que mediado pelas câmera e tela. Por isso, ao falar, olhe para o monitor e para a câmera. Esse é um recurso que pode humanizar a reunião online.

Conduza as expressões faciais

Agir naturalmente não deve ser sinônimo de desleixo com as expressões transmitidas pelo seu rosto. Mantenha uma expressão amigável, quando os colegas estão falando. Franzir a testa, virar os olhos não demonstram profissionalismo e respeito com os colegas.

Você tem participado de reuniões online? O que observa necessário nessa modalidade de encontro profissional? Compartilhe com a gente!