25 de setembro de 2022
Carreira Notícias

Confira 10 dicas para ter um cantinho de estudos ideal

Por Luciana d’Anunciação

O ano letivo está começando e conseguir se concentrar nos estudos nem sempre é fácil. Além das distrações ao alcance das mãos — celular, televisão e videogame —, há também outros desafios. É necessário vencer a preguiça, evitar a bagunça e ainda contar com o apoio da família, ou de quem divide a residência com você, para conseguir se dedicar aos estudos com força e foco total.

Para alcançar um bom rendimento nos seus objetivos acadêmicos, é essencial ter um local confortável para estudar. Para ajudar você a se concentrar e enfrentar os desafios deste semestre, confira algumas dicas para montar um cantinho de estudos ideal.

1 – Escolha um lugar limpo e organizado

Pode ser onde você quiser: na sala, no escritório, no quarto, qualquer espaço que estiver disponível. O importante é ser um lugar organizado, acessível, aconchegante, limpo e sem muitas distrações, para que você possa se concentrar e organizar seu material de estudo. Se puder, crie um mural para deixar visível lembretes e anotações importantes.

2 – Fique atento com a ergonomia

Para manter a motivação e o foco nos estudos, sem prejudicar a saúde, o ideal é utilizar uma mesa e cadeiras que garantam seu conforto e uma postura adequada para evitar dores no pescoço e nas costas. A cadeira deve possuir braços para que seus cotovelos fiquem alinhados com a altura da sua mesa. Durante os estudos, procure manter a coluna reta e os pés totalmente apoiados no chão. Para quem utiliza o computador, ou notebook, para ler ou assistir as aulas, atenção: mantenha seus olhos direcionados ao meio da tela, pois isso evitará dores no pescoço.

3 – A iluminação é importante

Se possível, escolha um cantinho de estudo perto de uma janela. A luz natural torna o ambiente mais agradável e confortável para os olhos. Mas evite que a luz incida diretamente sobre o seu rosto ou os livros. Para ambiente com luz artificial, prefira foco de luz do teto ou de trás de você. Caso prefira uma luminária, lembre-se de posicioná-la sempre do lado oposto ao seu sentido de escrita, para evitar dores de cabeça ou cansar rapidamente seus olhos.

4 – A organização é sua aliada

A bagunça prejudica a concentração e pode causar desânimo. É essencial deixar seu material de estudo sempre bem organizado, seja ele físico – livros, apostilas, listas de exercícios – ou virtual, no computador. O ideal é deixar na sua mesa apenas aquilo que você vai utilizar para aquele dia.

5 – Fuja das distrações

Afaste tudo aquilo que fará você perder seu foco. Evite deixar o celular por perto, de preferência coloque em modo avião. Mantenha televisão, rádio ou outros aparelhos eletrônicos desligados. Além disso, informe sua família, ou outros moradores da residência, que você não pode conversar ou ser interrompido no seu momento de estudo.

6 – Música pode ajudar

Nem sempre é possível ter um cantinho dos estudos silencioso. O barulho pode vir de pessoas conversando na residência, vizinhos, ou até mesmo de obras e tráfego na rua. Para quem não se sente confortável com protetor auricular, uma opção é utilizar fones de ouvido e escutar música clássica ou instrumental, em volume baixo, só o suficiente para abafar o som do ambiente.

7 – Prepare-se para o momento dos estudos

Crie uma rotina para deixar seu local de estudo organizado e vista-se como se a aula fosse presencial. Se você estudar de pijamas, seu cérebro vai ter dificuldade para compreender que este é o momento de foco e concentração e não de descanso e entretenimento.

8 – Hidratação é fundamental

Tenha sempre uma garrafinha de água por perto, para não esquecer de se hidratar. A hidratação adequada ajuda a manter a saúde e o bom funcionamento do cérebro. Mantenha uma alimentação balanceada. Faça pequenos lanches leves e ricos em fibras. Evite alimentos gordurosos ou com muito açúcar e, de forma alguma pule suas refeições.

9 – Tenha corpo e mente ativos

Praticar exercícios físicos aumenta a capacidade de memória, melhora a concentração e preparam o corpo de quem vai passar horas sentado. Mas não é preciso ser um atleta, 30 minutos de atividades por dia já trazem benefícios. Além disso, antes e depois dos estudos, lembre-se de alongar e relaxar.

10 – Saiba quando parar

Assim como é importante manter o foco e concentração nos estudos, também é fundamental saber quando parar. Ao longo do dia, faça pequenas pausas de 10 a 15 minutos. Levante-se, estique-se e ande, nem que seja para repor sua garrafa de água. Isso ajuda a renovar as ideias, buscar inspiração e motivação.

Como você percebeu, para ter bons resultados nos estudos e ser bem-sucedido nos seus objetivos, mais do que ter um cantinho ideal, é necessário também criar as condições para manter seu foco e concentração.

Curtiu as nossas dicas? Como é seu cantinho de estudos? Quais são as suas estratégias para manter a concentração e o foco? Compartilhe com a gente.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments