25 de setembro de 2022
Carreira Notícias

Faça bom uso das metodologias ágeis onde quer que esteja – até em casa!

Por Lígia de Matos

O uso de metodologias ágeis tem sido uma febre nos últimos anos, ou melhor, uma tendência que vem crescendo mais e mais a cada dia. Ela já é parte da rotina cotidiana de startups e empresas de comunicação, mas vem conquistando novos adeptos em todos os setores de negócios. Antes de falar de suas vantagens, vale explicar o que elas são.

O que são as metodologias ágeis?

São práticas que proporcionam uma forma de gerenciar projetos mais adaptável às mudanças. Elas são estruturadas em ciclos curtos sendo que, a cada novo ciclo, é entregue um conjunto de funcionalidades pré-determinado. Sua principal restrição é o tempo e elas são caracterizadas por produzirem entregas rápidas e frequentes.

Seu uso é mais indicado quando não há muitas informações sobre o projeto ou quando se está lidando com um ambiente que muda com frequência. Ou seja, as informações mudam muito rapidamente e é preciso estar sempre se readaptando. Não se sabe direito o que fazer ou como fazer, mas uma coisa é certa: o prazo em que o projeto deve estar concluído.

Esse nível de incerteza sobre os projetos exige uma forma de conduzir a iniciativa que leve em consideração essas mutações e encare os problemas como naturais e inevitáveis. Portanto, a restrição primária das metodologias ágeis é apenas o tempo.

Outra informação importante é que seu uso parte do pressuposto que a condução do projeto será feita por uma equipe pequena e autogerenciável. Essa equipe normalmente será sênior, multidisciplinar e concentrada em um único local. Todo o esforço da equipe será empregado na qualidade da solução apresentada, que deverá acrescentar alto valor para o cliente do projeto. Mas se a sua premissa básica é rápida movimentação e troca de ideias presencialmente, como lidar com o home office imposto pela pandemia?

Esse foi o grande desafio das equipes que utilizam essa prática e que possivelmente ainda terão que lidar com o afastamento social por mais algum tempo. As rotinas, tradições e rituais das equipes tiveram que se adaptar e novos padrões foram criados para que os processos de trabalho se mantivesse produtivos e eficazes. Por isso, selecionamos algumas dicas para aplicar o uso dessa metodologia remotamente:

1 – Mantenha suas rotinas e crie uma padronização

As rotinas fixas podem não parecer vantajosas para quem não as usa, mas elas ajudam no direcionamento e alinhamento e até diminuem a necessidade de tantas reuniões. Criar padrões podem sai ajudar em um bom planejamento e gerenciamento de tempo. Se você já conhecer a pauta da reunião e como cada tema será abordado, por exemplo, o encontro será mais rápido e produtivo.

2 – Escolha as ferramentas certas

Para tirar o máximo de proveito das técnicas de metodologias ágeis e garantir mais eficiência na entrega de serviços e produtos, é importante selecionar ferramentas e plataformas que possam ajudar a otimizar tempo e recursos. As caraterísticas de cada equipe e o perfil das tarefas devem ser levados em consideração. Entre as possibilidades estão o Asana, Bitrix, Monday, Pipefy, Trello, Kanban e Scrum, entre muitas outras plataformas. Basta analisar e escolher as que se adequam melhor aos seus propósitos.

3 – Saiba o que quer e como conseguir

Quando a equipe está descentralizada, é necessário conhecer bem as vantagens das metodologias ágeis para garantir um bom entendimento dos princípios e lógicas por trás destes métodos.

4 – Visualize sempre todos os passos

Quem utiliza os métodos sabe que uma das principais vantagens é a fluidez das informações de forma fácil e rápida entre as pessoas da equipe. O uso de ferramentas que facilitem a visualização das prioridades alinhadas às metas é primordial. O gestor deve estimular sua equipe a visualizar constantemente as plataformas escolhidas para estarem sempre alinhados com as informações e não perderem nenhuma atualização ou mudança.

Curtiu as dicas e tem interesse no estudo das metodologias ágeis? Cursos como o de Psicologia nos ajudam a compreendê-las e aplicá-las em nosso cotidiano. Acompanhe mais o Blog da Newton para ficar por dentro desse e de outros assuntos envolvendo carreiras, tecnologia e cultura.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments