19 de abril de 2024
Eventos Institucional Notícias

O Semesp realiza painel virtual sobre crise dos refugiados

Diálogos Contemporâneos discute temas relevantes para o futuro da sociedade e visa inspirar estudantes do ensino superior a se tornarem protagonistas

No dia 8 de março, os Centros Universitários Facens e Newton Paiva, em parceria com o Semesp (Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação), realizam o quinto painel virtual do Diálogos Contemporâneos. O objetivo do projeto é colocar questões humanitárias, ambientais e sociais no centro do debate a partir da ideia de responsabilidade social, aumentando o engajamento para temas que estão diretamente relacionados ao futuro da sociedade.

O quinto debate do Diálogos Contemporâneos, que acontece no dia 08/03, das 18h às 19h30, tem como tema a crise dos refugiados. O mundo está enfrentando a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. A presença de conflitos armados faz com que as populações busquem abrigo em países pacíficos e a atual mudança climática também contribui para que muitos cidadãos deixem suas cidades. O número de pessoas deslocadas em todo o planeta agora ultrapassa 80 milhões. A ideia do bate-papo é refletir sobre como as instituições de ensino superior abordam esse tema e como o Brasil está lidando com essa crise.

Participarão deste painel, Fernando Rangel e Sylvie Mutiene. Veja a seguir mais informações sobre os palestrantes:

Fernando Rangel – ativista pelos Direitos Humanos, co-fundador e Diretor Executivo do Refúgio 343. Palestrante e mediador nas áreas de ativismo humanitário, empreendedorismo, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Foi responsável pela estruturação da área de Responsabilidade Social Corporativa da Apple no Brasil, e após 12 anos no mundo corporativo, interrompeu sua carreira para dar início a um novo ciclo e estilo de vida focado no propósito, empreendendo na área de impacto social. Fernando é embaixador do One Young World, Organização global que atua com foco no desenvolvimento de jovens lideranças para construção de um mundo melhor com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Tiffany Local Hero para o Brasil, e escolhido ente os 20 líderes mais inspiradores do Brasil pela McKinsey. É graduado em Publicidade e Propaganda pela PUC-MG, em Produção e Gestão de Eventos pela UNI-BH, e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. É paraquedista, reikiano e Daimista, apaixonado pelo desenvolvimento, pelas pessoas, pela vida e pelo planeta.C assia Moraes – atua há anos na área de cooperação internacional e meio ambiente, com foco em mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. Ela é fundadora e CEO do Youth Climate Leaders e foi Coordenadora Executiva Adjunta no Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Cassia é Mestre em Administração Pública e Desenvolvimento pela Universidade de Columbia (Nova York) e Bacharel em Relações Internacionais pela UNESP. Depois de formada, trabalhou no Departamento de Relações com o Mercado do Bradesco, na Missão Permanente do Brasil Junto à ONU, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na Rede De Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN) e na CIVICUS.

Sylvie Mutiene – refugiada da República Democrática do Congo que vive no Brasil há 7 anos. Formada em Direito no seu país, ela começou a trabalhar no Brasil como faxineira e hoje atua como Analista de Logística.

Com inscrições gratuitas, o evento será transmitido on-line e está aberto para qualquer pessoa que queira conversar e pensar sobre os rumos da nossa sociedade e os desafios sistêmicos que enfrentamos.

Serviço – Diálogos Contemporâneos

8 de março – das 18h às 19h30
Transmissão on-line
Inscrições gratuitas:
https://www.semesp.org.br/dialogos/crise-dos-refugiados/

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments