23 de abril de 2024
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Como fazer um Relatório de Estágio? Confira as dicas

Por Fernanda Nazaré

Alguns cursos exigem experiência comprovada de estágio como um dos pré-requisitos de conclusão. É comum o aluno ficar mais atarefado com as atividades no fim do curso, com o TCC ou monografia e, além disso, ter que redigir um documento relatando todo seu trabalho como aprendiz em uma empresa: o Relatório de Estágio. Esse relatório tem certas regras e dá um certo trabalho. Então, não deixe para a última hora.

Abaixo, listamos algumas dicas para te ajudar nesse processo:

  • O ideal é que durante todo o período de estágio, você mantenha anotações das suas atividades e rotina, o que vai tornar a elaboração do seu relatório bem mais fácil e rápida;
  • Deve conter informações claras e relevantes sobre o que você aprendeu;
  • O relatório requer que você siga algumas regras básicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Verifique com a sua faculdade quais são as exigências de tamanho do seu relatório de estágio;

Em geral, as regras de estrutura mais comuns são, na respectiva ordem:

  • Capa
  • Folha de rosto
  • Folha de aprovação
  • Sumário
  • Introdução: Fale sobre o contexto do seu estágio e a relevância dele para prática das disciplinas aprendidas no seu curso de graduação.
  • Descrição da organização: Aqui, você fala sobre a missão, visão e valores da empresa onde estagiou; seu organograma, um breve histórico e área de atuação.
  • Atividades desenvolvidas: Conte quais e como eram suas tarefas de rotina dentro da empresa, quais estruturas você usava para realizar seu trabalho, programas de computador, instrumentos etc. Aborde também as dificuldades que encontrou, mostre-as como desafios e a maneira que encontrou para superar.
  • Conclusão: Relembre todo o conhecimento adquirido no trabalho, sem se deter em atividades específicas, mas analisando a experiência de estágio como um todo e como ela contribuiu para a sua formação.
  • Referências: Item opcional que deve ser incluído apenas no caso de você utilizar citações ao longo do seu trabalho.
  • Anexo – Item opcional.

Além disso, você deve seguir o formato padrão de texto previsto pela ABNT, que é fonte Times New Roman (12) ou Arial (11), texto justificado e espaçamento entre linhas de 1,5.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o Blog da Newton, neste post, você confere como se destacar na elaboração do seu currículo!

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