29 de abril de 2024
Notícias

Como saber se tenho perfil de empreendedor?

Por Fernanda Nazaré

Conheça algumas características de um empreendedor nato! Você não precisa ter todas elas desde a infância, mas fique ligado em quais podem ser trabalhadas para você se tornar um empresário de sucesso.

Ter iniciativa

Você costuma sempre tomar a iniciativa em seus trabalhos? Até mesmo nos tempos de escola, era você quem fazia a apresentação para o professor? Se sim, isso já é um indício nato da sua iniciativa. Mas, o desafio aqui é ter iniciativa também fora da sua zona de conforto. Pratique!

Se arriscar

São vários os fatores que devem pesar na balança para alguém arriscar a ter o próprio negócio: dinheiro, tempo, segurança financeira, planejamento, flutuação da moeda etc. E ainda assim, você adota o espírito otimista, acredita que se fizer tudo com estudo e planejamento, assumir tais riscos valerá a pena e será recompensador? Esse é o perfil de quem, mesmo com medo, “vai com medo mesmo” – com tudo friamente calculado, claro.

Ser comunicativo

Isso não é pré-requisito só para jornalista, não. A comunicação, no caso do seu próprio negócio, vai muito além de bater um bom papo. Requer habilidade de ouvir as ideias e problemas seja de quem for: cliente, fornecedor, sócio, funcionários. Todo ponto de vista sobre o seu negócio pode contribuir para o crescimento. Trabalhe a sua paciência – é estratégico!

Ser organizado

Ok, é um pré-requisito bem óbvio. Mas considere essa característica em tudo que tiver relação com o seu negócio. Ter uma empresa é investir constantemente em estudo, seja de mercado, de habilidade, novas estratégias de venda; além disso, mesmo começando sozinho em um negócio, sua empresa deve ter setores como: financeiro, mão de obra, contato com o cliente e marketing.

Estabeleça cronogramas para você atuar cada hora em uma dessas sessões da sua empresa. Muitas vezes se começa um negócio sozinho e, realmente, nesse “jogo” você tem que ser o zagueiro, o goleiro e o juiz. Organize-se para assumir cada personagem e dar a devida atenção e dedicação a cada um.

Gostou? Se identificou com algumas dessas características? Aqui no Newton Carreiras você encontra essas e várias outras dicas. Nos acompanhe!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments