26 de abril de 2024
Notícias

Confira a exposição on-line e interativa do Castelo Rá-Tim-Bum

Luciana d’Anunciação

Quem foi criança ou adolescente na década de 1990, certamente, vai se lembrar de uma das mais divertidas e admiradas atrações da TV brasileira. Considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão, o Castelo Rá-Tim-Bum foi criado pelo dramaturgo Flávio de Souza e pelo diretor Cao Hamburger.

A série infantojuvenil foi produzida e exibida pela TV Cultura, entre maio de 1994 e dezembro de 1997. Em 90 episódios e um especial, Castelo Rá-Tim-Bum contava as peripécias de Nino, um garoto de 300 anos. Ele vive num castelo na capital paulista com seu tio, o feiticeiro e cientista Dr. Victor, e com sua tia-avó, a feiticeira Morgana.

Junto aos amigos Pedro, Biba e Zequinha, o aprendiz de feiticeiro Nino vive fantásticas aventuras neste mágico castelo. Também participam da incrível história Bongô, o entregador de pizza; Penélope, a repórter de TV; a impulsiva Caipora e Etevaldo, o ET. A trupe precisa enfrentar o vilão, Dr. Abobrinha, um especulador imobiliário que planeja derrubar o Castelo para construir um prédio de cem andares.

Quem quiser relembrar a série e se divertir no castelo com seus maravilhosos personagens, pode visitar a versão on-line, interativa e gratuita da exposição do Castelo Rá-Tim-Bum!

A exposição foi originalmente realizada em 2014, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, e recebeu 410 mil visitantes. Posteriormente, ganhou novas edições no Memorial da América Latina, também na capital paulista, e ainda em Campinas (SP) e no Rio de Janeiro.

Na exposição virtual, é possível visitar, em dez ambientes, a recriação de todos os cenários e objetos de cenas do Castelo Rá-Tim-Bum, incluindo a árvore central. E conferir também a exibição dos bonecos originais e de peças de roupas utilizadas pelos personagens. A versão on-line da exposição conta com visão em 360°, áudios originais e toda a interação. Você pode acessar pelo computador ou pelo celular neste link.

Você era fã do Castelo Rá-Tim-Bum? Quais seus personagens e quadros favoritos da série? Compartilhe com a gente!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments