19 de abril de 2024
Notícias

Descubra 5 funcionalidades pouco utilizadas do Instagram

Por Italo Mendes

Com mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos e tendo cada vez mais possibilidades e formatos, é inegável o potencial mercadológico e de entretenimento do Instagram. Mesmo dividindo a atenção como o Facebook, Twitter e com o TikTok, que teve uma ascensão meteórica, já atingindo a marca de 500 milhões de usuários ativos por mês, o Instagram ainda se destaca no cenário de mídias digitais.

Entre feed, stories e igtv, há algumas possibilidades que podem melhorar a sua experiência como usuário na rede. Hoje, listamos 5 delas para você.

1 – Fixar comentários

Vamos começar com uma das mais recentes atualizações da plataforma. Essa é, principalmente, para aqueles que têm as publicações lotadas de comentários. Agora é possível você fixar até 3 comentários no topo do seu post.

Para os usuários de celulares Android, é só pressionar o comentário escolhido que irá aparecer a barra de ferramentas com um ícone de um alfinete de mapa, que você deverá clicar. Para os que têm dispositivos iOS, é necessário apenas deslizar o comentário e depois clicar no alfinete.

Após essa etapa, na primeira vez que você realizar a ação irá aparecer apenas a notificação da imagem abaixo, informando que a pessoa com o comentário destacado irá receber uma mensagem o informando da ação.

2 – Administrar o algoritmo

A aba explorar, identificada pela lupa na parte de baixo do aplicativo, é uma forma conveniente de encontrar novos conteúdos para interagir. Ela, automaticamente, terá a tendência de mostrar postagens semelhantes às ações que você realiza, como curtidas, comentários e compartilhamentos.

Porém, se você não estiver a fim de visualizar algum desses tópicos, é só abrir a publicação, acessar os três pontinhos no canto superior direito e, para concluir, clicar em “não tenho interesse”. Quanto mais você fizer isso, maior a tendência que o algoritmo apresente conteúdos que estejam de acordo com o seu perfil.

3 – Notificar  ou Silenciar

É possível que você tenha, entre os seus amigos de Instagram, aqueles que você realmente tenha interesse em ver tudo que ele publica e outros que, digamos, você pode seguir, mas não está tão interessado assim.

Para os seus favoritos, você pode ligar o botão de notificações para os conteúdos que você deseja ser notificado quando este @ preferido publicar.  É só acessar o perfil, clicar em “seguindo”, depois em “notificações” e aí selecionar as opções que deseja.

No outro caso, você pode seguir o mesmo processo acima e clicar em “silenciar”, no lugar de “notificações”. Para os stories, é só pressionar a foto na aba e depois clicar também em “silenciar”. Os stories irão ser direcionados para o final da fila, à direita, sem a cor correspondente das atualizações.

4 – Encontre nos filtros

Os filtros para os stories são a maior tendência do momento. É raro ver alguma foto ou vídeo em selfie que não tenha algum tipo de efeito. Vale também mencionar os jogos interativos.

Se você ainda não fez a sua galeria de filtros favoritos, aproveite a penúltima dica de hoje. É só abrir a câmera dos stories que logo abaixo irá aparecer algumas sugestões. Arraste para a esquerda até o final e clique em “procurar efeitos”, que estará marcado pelo ícone da lupa.  Depois, é só utilizar o seu termo de busca ou escolher por categorias sugeridas na galeria de efeitos.

5 – Baixe todos os seus dados

É comum hoje em dia compartilharmos várias fotos ou vídeos nas redes sociais e não termos mais elas salvas em nossos arquivos. Já imaginou a sua página sofrer uma invasão e você perder todo esse material?

Como o Instagram não tem de modo direto uma opção nas fotos para você poder fazer o download, há uma outra maneira simples para ter acesso a todos esses seus arquivos desde o momento que criou a conta, incluindo imagens, stories, mensagens e muito mais.

Para começar, acesse o seu perfil, clique em “configurações” e depois em “segurança”. Em seguida, vá em “baixar dados”.

Para finalizar, é só colocar o seu e-mail. Após isso, será solicitado a sua senha de acesso ao Instagram e pronto; você receberá em seu e-mail todos os arquivos citados.

Curtiu as dicas de hoje? Acompanhe o Blog e redes sociais da Newton para continuar recebendo diversas informações, curiosidades e atualizações sobre mídias digitais e diversos outros assuntos.