26 de abril de 2024
Notícias

Curso de Farmácia promove campanha sobre o descarte correto de medicamentos

No mês de maio, o curso de Farmácia do Centro Universitário da Newton Paiva, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), realizou uma importante campanha sobre o uso racional e o descarte correto de medicamentos. A iniciativa teve como objetivo conscientizar estudantes, colaboradores e pacientes sobre a importância de utilizar os medicamentos de forma correta e de descartá-los adequadamente quando vencidos ou em desuso.

Diversas pesquisas têm revelado que a maioria das pessoas descarta medicamentos de forma incorreta, causando problemas ambientais e de saúde pública. O descarte inadequado, como jogá-los no lixo doméstico, no vaso sanitário ou na pia, resulta na contaminação da água, do solo e do ar, prejudicando peixes, outros organismos vivos e as pessoas que consomem esses recursos. Além disso, as substâncias químicas presentes nos medicamentos podem representar riscos à saúde humana, levando a reações adversas graves e intoxicação quando utilizadas de maneira indevida por outras pessoas.

Segundo um estudo realizado pela faculdade Oswaldo Cruz, de São Paulo, aproximadamente 70% dos consumidores não descartam corretamente os medicamentos vencidos ou em desuso. Essa estatística evidencia a necessidade urgente de conscientização sobre a importância do descarte adequado.

Ação realizada no campus Silva Lobo

Nos dias 08 e 09 de maio, a campanha foi realizada no campus Silva Lobo do Centro Universitário da Newton Paiva. Os professores Jéssica Aline Silva Soares e Elaine Cristina Coelho Baptista lideraram a iniciativa, que contou com a participação ativa dos estudantes e colaboradores.

Durante a ação, foram disponibilizados coletores específicos para o descarte de medicamentos vencidos ou não utilizados. Esses coletores foram colocados em pontos estratégicos do campus Silva Lobo, proporcionando uma forma conveniente e ambientalmente correta de descartar os medicamentos.

Além do descarte adequado, a campanha também teve como objetivo conscientizar a população sobre os riscos da automedicação e ressaltar a importância do uso correto de medicamentos. Foram abordados temas como o uso adequado de antimicrobianos e chás medicinais, o armazenamento e conservação corretos dos medicamentos em domicílios e a possibilidade de esclarecer dúvidas gerais da população.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos ocorre quando os pacientes recebem os medicamentos adequados para suas condições clínicas, em doses apropriadas às suas necessidades individuais, pelo tempo necessário e ao menor custo possível para eles e para a comunidade.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments