23 de abril de 2024
Notícias

Descubra como aperfeiçoar outros idiomas enquanto assiste Netflix

Por Italo Mendes

Aprender um novo idioma é sempre uma tarefa que exige muita aplicação e, para aqueles que desejam ou precisam embarcar nesse desafio, o ideal é que seja o mais rápido possível. Um estudo publicado, em 2018, pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), feito a partir de um questionário online com quase 670 mil pessoas, apontou que, para que uma pessoa chegue ao nível de um falante nativo de uma determinada língua, é melhor que comece a aprender por volta dos 10 anos de idade. A capacidade decai ao longo dos anos, mas mantém um bom nível até cerca dos 18 anos.

Ter domínio de um outro idioma tornou-se um diferencial para toda a vida, impactando diretamente nas oportunidades de estudo e no mercado de trabalho. Portanto, não dá pra desistir só porque ficou um pouco mais difícil. O ideal é encontrar um bom curso e ampliar as possibilidades de aprendizado, incluindo o idioma na sua rotina diária, sem deixar de fora os momentos de lazer.

Por isso, vamos falar sobre o Language Learning with Netflix, uma extensão do Google Chrome que viabiliza você estudar mais de 50 idiomas a partir das legendas de inúmeras séries e filmes. Após a instalação, assim que clicar para assistir um conteúdo, desde que disponibilizado pela aplicação, você verá na parte baixa da tela, ao lado do botão para volume, a logomarca do novo plugin, que pode ser ativado e desativado quando você preferir.

Os recursos:

Para baixar, desde que você utilize o Chrome como navegador, é só clicar aqui e depois em “Usar no Chrome”.

O painel simples permite ao usuário escolher o idioma do áudio e da legenda, entre as opções já disponibilizadas pelas Netflix, e acrescenta a sua própria legenda, disponibilizando tradução, áudio com pronúncia, definição e aplicação em frases para cada palavra que você passar o mouse por cima.

Os benefícios:

Além de aprender de maneira divertida, entre os benefícios da extensão, destacamos que, de certo modo, você ganha milhares de horas de aulas para poder estudar, assimilando de maneira comparativa e ágil quais palavras ainda não estão incluídas em seu vocabulário.

Outro ponto é a naturalidade dos diálogos, permitindo que você reconheça os mais diversos contextos da fala. Se o seu objetivo, por exemplo, é aprender inglês, você pode inteirar-se sobre diversas expressões e gírias com a série Riverdale ou aprender uma lista gigante de expressões técnicas com House of Cards. Basta definir os seus objetivos e, claro, escolher uma sessão que lhe agrade.

Para ver o catálogo completo dos conteúdos disponíveis com o plugin, é só acessar o site oficial.

Imagem de divulgação.

Contudo, conforme descrevemos acima, recursos como este são complementos para tarefas diárias de estudos. Se você está realmente se preparando para essa missão de se tornar fluente em outro idioma e, ao mesmo tempo, quer alavancar a sua carreira, nós vamos te ajudar. O Departamento de Relações Internacionais da Newton (DRI) tem uma parceria especial com o Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) que disponibiliza diversos programas, parcerias e cursos que você precisa conhecer. Clique aqui e tenha todas as informações.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments