27 de fevereiro de 2024
Notícias

Dia Internacional das Mulheres nas Engenharias; é preciso acabar com o preconceito

Ao redor do globo, no dia 23 de junho, se comemora o Dia Internacional das Mulheres nas Engenharias. Segundo uma pesquisa realizada em 2022 pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confrea), o percentual de profissionais registradas como engenheiras no Brasil corresponde a 19,3%. É um número bastante preocupante, ainda mais quando se leva em consideração as áreas. Empresas e instituições de ensino estão procurando mudar isso, como o Centro Universitário Newton Paiva. 

Segundo Ana Flávia Sales, coordenadora dos cursos de Engenharia Mecânica, Civil e Produção, a porcentagem das mulheres em engenharias varia muito. Na Newton, enquanto nas Engenharias de Produção e Civil apresentam 43% e 36%, respectivamente, do público feminino, na Engenharia Mecânica esse número chega a aproximadamente 11%.

Para a inserção das mulheres no mercado de trabalho, Ana vê como principal dificuldade o preconceito, principalmente quando se fala em coordenação de obras e atuação na indústria. No entanto, as coisas já começaram a mudar. “Temos visto bastante incentivo das empresas na absorção das profissionais”, conta Ana Flávia.

Hoje em dia, já existem muitos programas de construtoras e mineradoras que possuem o foco em inserir a mulher nesse mercado, para que ela consiga mostrar o seu trabalho, evidenciando que há espaço para ambos os gêneros e que é necessário romper as barreiras.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments