20 de abril de 2024
Eventos Notícias

Dica para os fãs da sétima arte: 16a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

Por Luciana d’Anunciação

Que tal conferir uma programação especial de filmes brasileiros, históricos e contemporâneos, na tela de sua preferência, de graça e sem precisar sair de casa? Quem gosta de cinema não pode perder a 16a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que será realizada em formato virtual, de 23 a 28 de junho, pelo site www.cineop.com.br.

Serão exibidos 118 filmes em pré-estreias e mostras temáticas (32 longas, 6 médias e 80 curtas-metragens), vindos de 4 países – Brasil, Chile, Colômbia, Portugal e de 14 estados brasileiros – AC, BA, CE, GO, MG, MT, MS, PE, PR, RJ, RS, SC, SE, SP distribuídos em oito mostras – Contemporânea, Homenagem, Preservação, Histórica, Educação, Mostrinha, Valores e Cine-Escola.

Uma mostra única

A CineOP é uma mostra muito especial porque é o único festival do país dedicado a tratar cinema como patrimônio e a oferecer uma estrutura de programação focada em três eixos temáticos – Preservação, História e Educação. Estará em destaque o cinema brasileiro dos anos 1990 e como a produção daquele período dialoga e se relaciona com os filmes e com a realidade contemporânea.

Durante os seis dias do evento, os cinéfilos poderão conferir a exibição de longas e curtas-metragens, e acompanhar debates, masterclasses internacionais, rodas de conversa, shows com grandes nomes da música mineira e brasileira, entre outras atividades. Tudo gratuito.

A abertura oficial da 16a CineOP acontece no dia 23 de junho, às 20 horas. O público poderá acompanhar pelo site cineop.com.br uma performance audiovisual, que apresenta a temática central “Memórias entre diferentes tempos” e presta homenagem ao ator Chico Diaz, que receberá o Troféu Vila Rica. Em seguida, será realizado o debate “O percurso de Chico Diaz em quatro décadas”, sobre a trajetória artística do homenageado. Para encerrar a noite, será exibida a pré-estreia nacional do longa-metragem “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, do diretor português João Botelho e com Chico Diaz no elenco.

Cinema para todas as idades

A CineOP tem uma programação especial para pequenos e jovens fãs da sétima arte. A Mostrinha conta com uma seleção de filmes, em pré-estreia, especialmente escolhidos como os longas

“Passagem Secreta”, de Rodrigo Grota e “Dentro da Caixinha – Segredo de Criança”, de Guilherme Reis. Para ninguém ficar de fora da diversão, alguns filmes contam com opções de acessibilidade – Libras, audiodescrição e legendas descritivas.

“Dentro da Caixinha – Segredo de Criança”, de Guilherme Reis

Já as sessões Cine-Escola buscam refletir o cinema como ferramenta pedagógica. Serão exibidos oito filmes, com seleções para as faixas de 5 a 7 anos, de 8 a 10 anos, de 11 a 13 anos e a partir de 14 anos. As sessões são acompanhadas de material de apoio para os educadores ou cine-debate com o diretor.

Programação artística

A CineOP é uma mostra de cinema que dialoga com as outras artes. E realiza, em parceria com o Sesc em Minas, uma programação artística que inclui, além da Performance Audiovisual, quatro shows e uma peça de teatro no Sesc Cine Live Show. Na programação, apresentações de artistas de destaque da cena mineira e brasileira, além do espetáculo teatral “A Lua Vem da Ásia”, monólogo interpretado pelo ator Chico Diaz.

De 24 a 28 de junho, serão realizados shows com Regina Souza e Sérgio Pererê, Maurício Tizumba e Everton Coroné, Zélia Duncan e, no encerramento da 16a CineOP, com Flávio Venturini. As apresentações gratuitas poderão ser vistas pelo site oficial do evento www.cineop.com.br e pelo canal do Youtube do Sesc em Minas.

E tem mais! A programação artística da 16a CineOP conta ainda com a exposição fotográfica virtual “Meu Cartão Postal de Ouro Preto”, que selecionou 30 fotografias de fotógrafos profissionais e amadores de todo o país. Você pode conferir a exposição no site cineop.com.br.

Reluz Ouro Preto 1 – Autor: Leo Lara

Curtiu a dica? Agora é só separar a pipoca, conferir a programação que já está disponível no site da 16a CineOP e escolher os filmes e atrações de sua preferência, para assistir a partir do dia 23 de junho. Uma oportunidade imperdível para quem gosta de cinema e quer saber mais sobre preservação audiovisual e educação.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments