25 de setembro de 2022
Carreira Notícias

Dicas para tornar o trabalho em home office mais saudável

Por Erika Dias

Neste tempo de pandemia do novo coronavírus, a preocupação com a saúde mental cresceu na medida em que o isolamento social se alargou. Já se fala de uma pandemia silenciosa, causada pelo estresse e desgastes rotineiros no trabalho, no home office ou na volta ao escritório. Pesquisas já apontam o aumento de distúrbios emocionais, como a Síndrome de Burnout, devido ao cansaço e excessos. De acordo com a ISMA (International Stress Management Association), 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem da síndrome. Um mal provocado pelo maior tempo de trabalho em casa ou por hábitos que levam ao aumento de peso, má postura e diversos outros fatores maléficos para a saúde.

A previsão é que o home office tenha um crescimento após a pandemia e, mesmo com a volta ao trabalho, algumas medidas precisam ser tomadas para deixar os trabalhadores mais seguros. Por isso, a questão central do momento é: como tornar o trabalho mais saudável? Separamos algumas dicas para você começar a desenvolver hábitos saudáveis em sua rotina. Confira!

Elenque prioridades

Aprender a dizer não é saudável e contribui para selecionar trabalhos, evitando a sobrecarga e entregas com prazos menores, bem como as horas extras. Respeitar o horário de trabalho e desligar a mente após o expediente é fundamental para manter sua saúde mental e produzir melhor no dia seguinte.

Pausas e exercícios

Mesmo que esteja em casa, é importante destinar parte do seu dia ou da noite para se alongar e exercitar de alguma forma que seja agradável para você. Ao praticar exercícios físicos, estamos produzindo endorfinas – substâncias que nos dão a sensação de relaxamento. Há diversos aplicativos e vídeos que oferecem ideias de práticas físicas para fazer em casa. Quando na empresa, as práticas podem ser sugeridas pelos gestores e profissionais de RH como forma de aliviar a ansiedade e o estresse dos trabalhadores.

O merecido descanso após o trabalho e em momentos de pausa durante o expediente é essencial para esvaziar a mente e trazer leveza ao corpo. Algumas técnicas de meditação e exercícios de respiração contribuem para facilitar esse descanso e o desapego das atividades estressantes do dia a dia. Dormir bem e se desligar dos eletrônicos antes de dormir fazem com que hormônios saudáveis, como GH, Leptina e Insulina, sejam produzidos pelo organismo.

Invista em uma alimentação saudável

Você sabia que tudo o que você come influencia diretamente na sua disposição e bem-estar? Os alimentos que consumimos podem induzir o relaxamento ou, pelo contrário, afetar nossa concentração e sono. Um exemplo de alimentos que são nutritivos e contribuem para o bem-estar são os pouco gordurosos e com mais fibras. Investir nessa alimentação saudável e leve contribui muito para a produtividade, para o sono e para a concentração durante o dia.

Por fim, é importante realizar exames de check up anualmente e escolher médicos de confiança que possam ajudar você a manter sua saúde em dia. Priorize-se, sempre. Sua mente e seu corpo vão agradecer!

Essas são algumas dicas que podem nos ajudar a viver uma vida mais tranquila e leve, conservando a saúde mental e física. Pensar no trabalho integrado a uma vida saudável, mesmo no home office, fará você conquistar uma rotina satisfatória.