21 de novembro de 2024
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Dicas para você brilhar em uma entrevista pelo telefone

Por Lígia de Matos

Se a sua vibe são dicas para conseguir um novo emprego, este post é leitura obrigatória. Atualmente, os processos seletivos passam por diversas etapas e uma delas pode ser uma entrevista pelo telefone, ainda mais em tempos de distanciamento social. É preciso estar preparado! Mesmo antes da pandemia, empresas de todos os segmentos e portes já utilizavam esse recurso para analisar os candidatos.

Por isso, separamos 20 dicas: quatro do que não fazer, cinco do que fazer e 11 do que normalmente acontece ao telefone. Acreditamos que elas vão ajudar você a se sair maravilhosamente bem e conquistar a vaga que deseja. Vamos começar com as quatro dicas do que não fazer em nenhum tipo de entrevista:

  1. Distrair-se com a TV ou o celular
  2. Comer ou beber enquanto conversa
  3. Dar respostas muito curtas do tipo “é” ou “não”
  4. Chamar o recrutador de “mano” ou exagerar em gírias

Anotou? Assimilou? As pessoas percebem se sua atenção não está focada e isso pode lhe custar a vaga. Não pise na bola! Agora vamos às cinco dicas, simples mas importantes, que podem fazer toda diferença. Vale dizer que elas também funcionam para entrevistas por videoconferência. Só inclua uma boa postura e apresentação neste último caso.

1 – Pesquise sobre a empresa

Entre no site da empresa e veja o que ela faz, seu tamanho, seus principais concorrentes e, se puder, busque notícias sobre novidades, lançamentos, etc. Fique por dentro!

2 – Currículo na mão

Mantenha seu currículo ao seu alcance, caso o entrevistador pergunte algum detalhe. Não confie apenas em sua memória para não se confundir.

3 – Ouça antes de falar

A ansiedade é uma inimiga dos candidatos e pode prejudicar de verdade. Antes de já sair respondendo, ouça a pergunta inteira primeiramente e pense no que vai falar, mesmo que já saiba a resposta.

4 – Ambiente tranquilo

Essa é óbvia, mas precisa ser lembrada. Busque um local mais silencioso para conversar com calma. O barulho pode prejudicar sua entrevista e dificultar o diálogo.

5 – Controle sua ansiedade

Já falamos disso, mas vamos repetir de outra forma: não interrompa a pergunta ou explicação. Isso pode irritar o entrevistador e ninguém quer isso, não é mesmo?

Agora vamos às 11 dicas de como funcionam as entrevistas por telefone. É mais um guia de como pode ser o fluxo de sua conversa. Mas esteja sempre aberto a outras possibilidades de perguntas:

1 – Fale um pouco sobre você

A palavra-chave aqui é um pouco. Foque em suas competências e experiências. Não fale sem parar, nem reclame ou use a entrevista como terapia. Fale sobre o que está fazendo, já fez e o que pretende fazer, caso seja contratado.

2 – Diga o que sabe sobre a empresa

Destaque uma ou duas qualidades da empresa que você pesquisou e que você admira e combina com os seus princípios.

3 – Fale sobre o que faz ou fez

Dê detalhes sobre sua função atual ou último emprego em que esteve. Destaque suas habilidades, experiências e competências. Como você agrega valor? O que aprendeu?

4 – Conte como soube da vaga

É uma pergunta frequente e ajuda os entrevistadores a saberem sobre a eficiência de suas estratégias de divulgação. Seja apenas honesto e colabore.

5 – Fale o que o atraiu na vaga

Não seja genérico. Conte o que chamou sua atenção para esta vaga e por qual motivo ela combina com você e seus objetivos profissionais.

6 – Motivos que fizeram você deixar seu último emprego

Essa resposta é muito importante. Mesmo que você tenha sido demitido, seja sincero e não fale mal da empresa anterior ou dos gestores e colegas com quem lidou. Melhor ressaltar como o aprendizado e a experiência o fizeram se tornar um profissional melhor.

7 – Conte o que você busca neste novo trabalho

A honestidade continua sendo a melhor escolha. Se falta algo em seu trabalho atual que você acredita conseguir em um novo, fale sobre isso. Não desmereça ninguém e nenhuma empresa. Apenas detalhe que busca outras coisas para sua vida. Benefícios, qualidade de vida, melhora na carreira, estabilidade financeira ou outros aspectos que considera importantes.

8 – Tipos de líderes com quem gosta de trabalhar

Aqui o entrevistador vai avaliar o seu perfil em relação à equipe com a qual vai trabalhar, para ver se você se encaixa. Você não sabe o que eles procuram, mas precisa mostrar suas expectativas de como deseja desempenhar suas novas funções.

9 – Porque você deve ser contratado

Venda-se. Fale sobre suas qualidades, o que pode oferecer, como sabe trabalhar em equipe e pode contribuir para o desenvolvimento da empresa. Mostre que a vaga deve ser sua.

10 – Diga quando pode começar

Se estiver desempregado, responda que imediatamente, para se mostrar disponível. Se estiver trabalhando, converse com seus atuais gestores para comunicar sua saída e cumprir aviso prévio. Busque as melhores alternativas.

11 – Faça perguntas sobre a empresa e o trabalho

Nem sempre esta oportunidade é dada, mas se o entrevistador oferecer para ouvir suas perguntas, não se acanhe em tirar dúvidas e saber mais sobre a vaga e a empresa. Mas avalie bem o que vai perguntar para não por tudo a perder. Boa sorte!

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