26 de abril de 2024
Notícias

Dicas para você se desenvolver como empreendedor

Por Erika Dias

Ser empreendedor neste momento de pandemia pode contribuir para manter as contas em dia. Além de ter mais autonomia e independência, o empreendedor pode conquistar tranquilidade financeira em um período de crescimento do desemprego. Já pensou nessa possibilidade? Muitos brasileiros têm encontrado no próprio negócio uma forma ideal de garantir o trabalho neste momento.

Estima-se que cerca de 327 mil pessoas se formalizaram como MEI (Microempreendedor Individual) no Brasil só neste ano, com o início da pandemia. Os números são do Portal do Empreendedor. Antes, o número de MEIs no país era de 9,8 milhões e, agora, soma mais de 11 milhões. Esse formato de trabalho, como MEI, tornou-se mais acessível àqueles que querem abrir um negócio, já que o cadastro como pessoa jurídica pode ser realizado exclusivamente pela internet e as taxas de manutenção no CNPJ são acessíveis.

A tendência de aumento do empreendedorismo não deve finalizar com a quarentena. Ela pode ganhar força com a descoberta da vocação empreendedora, mesmo guiada por uma necessidade. Contudo, diante dos desafios de abrir o próprio negócio, uma questão pode ser levantada por quem deseja empreender: como tirar a ideia do papel?

Para ajudar você a encarar esse desafio, temos algumas dicas valiosas. Confira!

– Conheça melhor sobre si

Quais suas melhores habilidades e conhecimentos? O primeiro passo para conseguir se estabelecer como empreendedor é se conhecer melhor. Entenda como você gosta de trabalhar e o que deseja para sua vida. Seu projeto de negócio é um sonho antigo? Como você se sente em relação a ele? Pense sobre como você se vê quando tirar esse projeto do papel e destaque suas melhores habilidades para fazer essa ideia se movimentar.

– Redes de conexões com públicos e contatos estratégicos

Como você se relaciona com as pessoas e o que gostaria de oferecer a elas? Identifique contatos estratégicos, amigos e familiares que estariam ao seu lado durante a execução do seu empreendimento. Não se esqueça de definir o público-alvo (ou os públicos) para seu negócio. Estabelecidas essas conexões, que tal testar seu negócio ao oferecer seus serviços ou produtos para um conhecido?

– Rotina e produção

Empreender demanda organização da rotina e de processos de produção. Tenha periodicidade em seu trabalho e desenhe todas as atividades que você precisa fazer diariamente para chegar ao seu objetivo. Na hora da execução, planeje todos seus passos, contatos e metas.

É importante lembrar que vários desafios vão aparecer em seu caminho, mas eles são obstáculos que contribuem para seu aprendizado, desenvolvendo suas habilidades como empreendedor. Inúmeras possibilidades também surgirão e fazem parte da caminhada empreendedora.

E para ajudar você, a Newton conta com Centro Newton de Empreendedorismo. Professores que são autoridades de conhecimento quando o assunto é gestão viabilizam mentorias, talks, projetos e cursos gratuitos para alavancar o seu sonho. Para saber mais, envie um email para cne@newtonpaiva.br.