14 de junho de 2024
Notícias

Estudantes da Newton se preparam para intercâmbio no exterior  

Dois alunos do Centro Universitário Newton Paiva estão na fase final de preparação para uma experiência internacional. Júlia Massa e Victor Lage, do curso de Psicologia, farão parte da graduação na Espanha a partir do próximo semestre. 

Em 2023, o Departamento de Relações Internacionais da Newton (DRI) abriu um edital para interessados em realizar um intercâmbio acadêmico. O objetivo é oferecer aos estudantes a oportunidade de vivenciar um semestre universitário no exterior.  

Em entrevista ao Blog da Newton, Júlia compartilhou suas expectativas para as novidades que estão por vir. “Desde a minha primeira graduação, em Jornalismo, eu tinha muita vontade de fazer intercâmbio. Porém, na época, não era viável. Além da vivência universitária e dos estudos, me encanta a ideia de conhecer uma cultura diferente e novas pessoas, que poderei levar para a vida”, contou. 

A futura psicóloga também explicou como foi o processo de escolha da faculdade e os trâmites até ser aprovada no edital. “A Newton divulgou o edital e eu logo me interessei, a vontade de estudar fora sempre foi grande. Dos países e cidades disponíveis, a Espanha, especificamente Lleida, na Catalunha, me encantou por alguns motivos: dividimos a origem latina, mas cada um está em um hemisfério diferente, o que traz pontos culturais semelhantes e tantos outros diferentes, que quero experimentar”, disse. 

“Além disso, estudar na Universidade de Lleida, que existe há 723 anos, será uma oportunidade única. Estudar psicologia pela perspectiva de uma cultura diferente, e até mesmo com ênfase em algumas escolas distintas das que enfocamos aqui, é muito empolgante. Por fim, e não menos importante, a cidade é plana e eu adoro correr. O que também me encanta é a proximidade das montanhas e praias. Vai ser uma experiência incrível! ”, completou. 

No momento, Júlia está terminando de organizar os documentos para o visto. Segundo ela, são muitas questões burocráticas a serem resolvidas. “Estive pesquisando as opções de moradia e isso me deixou animada. As passagens já estão compradas. Inicialmente, fico um período de sete meses, mas não descarto estender por mais um período, o que é uma possibilidade na universidade”, concluiu.  

Também aluno do curso de Psicologia, Victor Lage comentou sobre o que espera dos estudos na Espanha. “Eu espero encontrar um ambiente acadêmico diferente do Brasil, principalmente no ensino da psicologia. Aqui nós somos muito focados em grandes teóricos que fundaram novas abordagens. Lá, o ensino é mais abrangente, focando menos nas linhas e mais nas contribuições à psicologia como um todo, dependendo da matéria a ser abordada”, explicou. Júlia e Victor embarcam para a Espanha no mês de agosto.  

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments