Na última sexta-feira de setembro, diversos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil do Centro Universitário Newton Paiva participaram do 1º Hackathon CBCA & Newton.
O evento, promovido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), foi focado na construção industrializada em aço, um setor que vem ganhando destaque pela sua eficiência e sustentabilidade.
Os participantes deste hackathon enfrentaram um grande desafio: desenvolver propostas para novas estações MOVE em Belo Horizonte utilizando estruturas metálicas. Esse tipo de construção oferece inúmeras vantagens, como rapidez na montagem, durabilidade e flexibilidade arquitetônica, características essenciais para atender às demandas de uma cidade dinâmica como BH.
Formaram a banca avaliadora: Isadora Arêas e Sandra Ortega, representando o CBCA; Alvimar Alvares Malta, docente no Centro Universitário Newton Paiva; Rogério Mori, arquiteto e urbanista; e Eduardo Barbosa, gerente de Estudos Sociodemográficos e Econômicos na Prefeitura de Belo Horizonte.
A equipe vencedora foi a Estação Arcos, formada por Pedro Ferreira de Bastos Rodrigues, Kelli Tavares Arruda Barbosa, Débora de Melo Rezende e Mônica da Cruz Schneider. Em segundo ficou a equipe Vértice Verde, seguida pelas equipes Amazona Steel e Sustentabilidade com Aço.
Confira os projetos:
1º lugar: Estação Arcos