O Centro Universitário Newton Paiva está se mobilizando para fornecer assistência às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Tal catástrofe natural vem causando uma grande devastação em algumas cidades, deixando comunidades inteiras em estado de emergência.
E em meio a essa tragédia que assolou a região, a instituição de ensino vem produzindo peças em 3D para serem utilizadas como boias no resgate de animais, incluindo os de grande porte, até um local mais seguro. O projeto criado consiste na produção de uma peça de plástico, com 4 buracos de cada lado, onde, somando-se 8 garrafas pet de 2L, serão rosqueadas e responsáveis pela flutuação.
Segundo Bárbara Araújo, Coordenadora dos Centros de Inovação e docente no Centro Universitário Newton Paiva, e Presidente do Comitê de Sustentabilidade da instituição, as boias são capazes de sustentar o peso de animais de grande porte, como cavalos. “É uma solução simples e eficaz para auxiliar aqueles que estão em situação de perigo durante as enchentes”, comenta.
O projeto foi criado pela Tron, startup de tecnologia do Piauí, e disponibilizado para instituições que quisessem produzir de forma voluntária. De acordo o Dr. Gildário Lima, Sócio Fundador da Tron, em tempos de crise, a agilidade e a simplicidade são essenciais. “A colaboração com instituições de pesquisa e empresas especializadas é fundamental para assegurar que as soluções de fato funcionem e ajudem a maior quantidade de pessoas”, disse.
A impressão das peças será realizada até sexta-feira 17/05, e posteriormente o material será enviado para o Rio Grande do Sul. “Muitas comunidades já estão enfrentando dificuldades e, com a possibilidade de mais chuvas chegando, é crucial agir rapidamente para ajudar salvar a maior quantidade de vidas. Estamos comprometidos em auxiliar”, enfatiza a especialista do Centro Universitário Newton Paiva.