25 de setembro de 2022
Cultura Notícias Tecnologia

Lugar de mulher é onde ela quiser! Até na Lua!

Por Lígia de Matos

A NASA – agência espacial do Estados Unidos – planeja levar a primeira mulher à Lua em 2024. Esta será a primeira viagem tripulada ao satélite desde a missão Apolo em 1972.

A missão intitulada Artemis, que faz referência à deusa da Lua e irmã gêmea de Apolo na mitologia grega, vai mandar um homem e uma mulher para a Lua. Os astronautas ainda não foram escolhidos.

Há 17 nomes na corrida pela vaga feminina, sendo 12 profissionais experientes e na ativa e outras cinco astronautas recém-formadas, mas que também estão no páreo. A preferência deve ir para uma mulher que já esteve na Estação Espacial Internacional, na órbita terrestre.

A missão será dividida em três fases, sendo a primeira em 2021, quando a cápsula Orion será lançada com o foguete Space Launch System (SLS) em um teste não pilotado ao redor da Lua. 

Em 2023, os dois astronautas escolhidos vão voar a bordo da Orion por um mês para refazer o trajeto da primeira fase e testar com profundidade os equipamentos, capacidade de comunicação, suporte de vida e manobras. E, finalmente em 2024, o casal viajará por 386 mil quilômetros para pousar no solo lunar

O custo total da operação é de aproximadamente 28 bilhões de dólares e ainda precisa da aprovação do congresso americano. Para se ter uma ideia da dimensão do projeto, apenas o custo de construção do sistema de lançamentos será de US$ 3,2 bilhões.

As expectativas são muito positivas quanto a esta aprovação, pois os Estados Unidos querem retomar a liderança no espaço, principalmente ao perceber a forte concorrência chinesa. Se tudo der certo, o grande próximo passo será Marte.

Ao todo, 566 astronautas já estiveram no espaço, sendo 64 deles mulheres (11%). A primeira foi Valentina Vladimirovna Tereshkova, uma astronauta russa que orbitou a Terra por três dias em 1963.  

Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin – tripulação da Apollo 11 (Foto: NASA)

O americano Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua em 1969. Depois dele, outros 11 astronautas alcançaram o feito, sendo o último Harrison Schmitt, em 1972.