18 de abril de 2024
Notícias

Mostra fotográfica virtual apresenta heróis e vilões de HQ

Por Luciana Sampaio

Até 30 de agosto, os internautas que curtem Histórias em Quadrinhos podem conferir a exposição virtual ‘Heróis ou Vilões?’, um trabalho da fotógrafa Kátia Arantes que coloca personagens lendários de HQ em diversos cenários da cidade de São Paulo, como o Estádio do Pacaembu, o prédio do MASP, o Edifício Itália e o Museu do Ipiranga, entre outros. A mostra é uma continuação da seleção ‘Heróis Urbanos’, lançada em 2012, na Gibiteca Henfil, do Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Para se ter uma ideia, o Coringa interpretado pelo ator Heath Ledger, vencedor póstumo do Oscar de melhor ator coadjuvante, em 2009, está em frente ao prédio da Cinemateca Municipal. Também tem o Hulk em batalha com o vilão Chitauri na Rua Roberto Simonsen e sozinho no Edifício Copan, o Caveira Vermelha, no cenário da exposição ‘Da Vincis do Povo’, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O Homem-Aranha, com o traje preto, marca presença na Catedral da Sé e, na versão tradicional, com o uniforme vermelho e azul, na Estação da Luz.

Assista ao trailer aqui:

A Arlequina tomou o prédio do Instituto Tomie Ohtake. A veterana Mulher Maravilha aparece com seu esplendor natural no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Super Homem prepara um sobrevoo sobre a Avenida Paulista. Doutor Destino aparece no Edifício Vera Cruz II e o Coringa do ator Jack Nicholson, que ganhou as telonas no filme Batman, em 1989, dá o ar da graça no Edifício Itália. Loki, o irmão vilão de Thor, em frente ao Theatro Municipal de São Paulo e Duende Verde Jr., nas imediações do Edifício Campos Salles são outros vilões presentes na mostra.

A fotógrafa Kátia Arantes explica que não foi feita sobreposição de imagens. Na verdade, a mostra ‘Heróis ou Vilões?’, lançada em um momento de pandemia, foi um exercício de técnica fotográfica que colocou bonecos de 30 cm do tamanho dos belíssimos cenários escolhidos. E, para completar, para cada imagem registrada, há um cartão explicativo, com informações sobre o personagem e sobre a arquitetura paulistana.

Para conferir a mostra e o making of de cada produção, basta acessar o site https://exposicao.heroisurbanos.com.br/. Ao final, deixe o seu recado e imprima um calendário de 2021.