18 de abril de 2024
Notícias

Newton deixa de emitir 24 toneladas de CO2 e recebe certificado ambiental  

O Centro Universitário Newton Paiva é a primeira instituição de ensino de Minas Gerais a receber o Certificado de Energia Renovável, por meio da Cemig SIM, subsidiária integral da Cemig, que oferece energia solar por assinatura. A entrega aconteceu na manhã desta terça-feira, 04/10, no Centro de Convenções da CDL, em Belo Horizonte. A escolha por energia renovável evitou que mais de 24 toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera, desde o início da parceria em fevereiro de 2021. 

O título também reconhece os atributos ambientais relacionados a geração e ao consumo sustentável de energia. Afinal, foram mais de 400 mil quilowatts vindos direto de uma fazenda solar localizada em Corinto, município de pouco mais de 20 mil habitantes. Barbara Araujo, coordenadora dos Centros de Inovação da Newton, explica que a conquista pode ser evidenciada ao mercado, a partir da rastreabilidade da geração de energia. “Isso porque recebemos um QR Code que nos permite acompanhar a geração e entrega dessa fonte”, conta.

Bárbara explica que critérios da certificação seguem as premissas do Programa Brasileiro GHG Protocol GreenHouse Gases, criado em 2008, que define as ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE). E ainda reforça “as outras práticas que já foram implementadas na empresa através do Environmental Social Governance (ESG) e nossa preocupação coma inovação agregado a outra marca forte como a Cemig”, complementa. 

Desenvolvimento Sustentável 

Como parte de seu compromisso ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030. 

Com tradição em projetos ecológicos, a Newton segue o pioneirismo em pautas ambientais e sociais e para 2023 planeja novas ações. “Há anos implementamos no nosso dia a dia mudanças que já nos garantiram outros certificados, como Água Limpa, Limpeza de Ar, em breve novos bicicletários”, reforça.  A próxima ação será voltada para sustentabilidade estruturada. “São pautas de preservação com a sociedade, como por exemplo repensar a mobilidade urbana, reduzir resíduos e até mesmo psicossocial, com práticas relacionadas ao bem-estar do colaborador”, completa.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments