20 de fevereiro de 2024
Notícias

Nutricionista da Newton dá dicas de como curar a ressaca

O Carnaval está se aproximando. O período é de muita festa, mas também de excessos. Muitas pessoas acabam exagerando no consumo de bebidas alcoólicas e sofrem com a ressaca no dia seguinte. Essa condição é um conjunto de sintomas físicos e mentais que surgem devido à intoxicação pelo álcool, que provoca desidratação, sobrecarga do fígado e hipoglicemia, resultando em dor de cabeça, náusea, vômito, mal-estar, boca seca e sede excessiva.

Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018, o Brasil é o quinto país da América Latina que mais consome álcool per capita, com uma média de 8,9 litros por ano. Esse consumo tende a aumentar em grandes festas, quando as pessoas se reúnem para comemorar.

A nutricionista Priscila Bernardes, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Newton Paiva, referência em ensino superior em Minas Gerais, explica que o primeiro passo para curar a ressaca é hidratar-se bem, pois o álcool é diurético e faz com que a pessoa perca líquidos e sais minerais. “A água é fundamental, mas também é importante consumir água de coco, sucos naturais sem açúcar e isotônicos, que ajudam a repor os eletrólitos perdidos”, afirma.

Além da hidratação, a alimentação também é essencial para curar a ressaca. A professora recomenda uma dieta rica em alimentos mais leves, como frutas, verduras, legumes, sopas e caldos, que favorecem a recuperação do intestino e do sistema imunológico. Ela destaca ainda o papel da vitamina C, que ajuda o fígado a eliminar as toxinas do álcool. “Alimentos ricos em vitamina C, como tomate, limão e morango, devem ser consumidos com frequência, pois têm ação antioxidante e anti-inflamatória”, explica.

Outro alimento que pode ajudar a combater a ressaca é o limão, que tem propriedades alcalinizantes e digestivas, além de diminuir a náusea. A nutricionista sugere tomar uma limonada com gengibre ralado, sem açúcar, para aliviar o mal-estar.

Também é importante repor o potássio, que é eliminado pelo excesso de bebida. A banana é uma ótima fonte desse mineral, assim como a água de coco. Outros aliados são os chás, como o de boldo ou o verde, que têm efeito diurético e estimulam a eliminação do álcool. Porém, devem ser consumidos com moderação e longe das refeições, para não prejudicar a absorção de alguns nutrientes.

A nutricionista ensina ainda algumas receitas de sucos “anti-ressaca”, que podem ser preparados facilmente em casa. Veja abaixo:

Suco 1 –

  • 1/2 limão espremido
  • 1 laranja descascada e picadinha
  • 3 folhas de alface
  • 200 ml de água de coco
  • Bater tudo no liquidificador e tomar bem gelado.

Suco 2 –

  • 2 fatias de melancia sem caroço
  • 1 colher de aveia ou linhaça dourada
  • 1 gengibre pequeno ralado
  • Bater tudo no liquidificador, coar e beber sem adicionar açúcar.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments