17 de abril de 2024
Notícias

Pelo segundo ano consecutivo, Newton oferta disciplinas eletivas para alunos do ensino médio do Colégio Santa Dorotéia

Entre as novidades e mudanças implementadas na implantação do novo ensino médio brasileiro em 2022, destacam-se as disciplinas eletivas, que agora integram a nova grade curricular. Em termos gerais, essas disciplinas constituem componentes curriculares dentro dos Itinerários Formativos, mesmo que não estejam necessariamente relacionadas à área de aprofundamento escolhida pelo aluno.

O grande diferencial das disciplinas eletivas é proporcionar experiências variadas aos estudantes, de acordo com seus interesses e suas escolhas. Elas podem ser oferecidas pela própria escola ou em parceria com instituições de ensino superior.

Em colaboração com o Colégio Santa Dorotéia, a Newton está disponibilizando cinco disciplinas eletivas para cerca de 200 alunos dessa instituição. São elas: primeiros socorros veterinários, lógica e programação por meio de jogos, processos psicológicos básicos, Introdução à avaliação da capacidade funcional humana e interpretação de exames laboratoriais.

Paula Cambraia, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Newton e uma das líderes acadêmicas dessa parceria, ressaltou a importância de os alunos vivenciarem na prática o que pode vir a ser sua futura profissão.

“É uma vivência que os ajudará a decidir qual profissão desejam seguir. Todas as nossas disciplinas são práticas, com grande foco em atividades hands-on. Acreditamos que essas disciplinas eletivas serão extremamente importantes para os alunos determinarem se é realmente isso que desejam e esperam. Além disso, na Newton, eles terão a oportunidade de experimentar um ambiente universitário, proporcionando assim uma vivência semelhante à de uma graduação”, destacou.

Para Renata Diniz, supervisora pedagógica do ensino médio do colégio Santa Dorotéia, as disciplinas eletivas são componentes curriculares estruturados com intencionalidade pedagógica, visando ampliar a visão de mundo do estudante. 

“O Colégio Santa Dorotéia trabalha em parceria com a universidade o desenvolvimento de habilidades e competências que permitem ao aluno consolidar o seu projeto de vida, articulando as dimensões da vivência do conhecimento dentro da universidade e a preparação para a escolha profissional”, disse. A oferta dessas disciplinas eletivas, propõe ao aluno vivenciar o ambiente universitário por meio dos laboratórios e experiências para que ele seja mais assertivo em sua escolha profissional.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments