20 de abril de 2024
Notícias

Pós-graduação: fisioterapia da saúde da mulher é reconhecida pelo Sistema Único de Saúde

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, 70% das pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) são mulheres. Contudo, a medicina começou a criar áreas especializadas para atender o universo feminino apenas recentemente. Foi somente em 2004, com a Política Nacional de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), que as pacientes tiveram atenção completa às suas necessidades e não só na gravidez. A fisioterapia da saúde da mulher é talvez a mais recente a ter sido reconhecida e é uma área que tem crescido cada vez mais, com isso, o mercado de trabalho se ampliou no Brasil, necessitando de mais profissionais especializados.

Pensando nisso, o Centro Universitário Newton Paiva abre inscrições para essa nova modalidade. A ideia é oferecer uma abordagem diferenciada para as necessidades femininas e para isso, é importante fornecer ao profissional uma visão ampla na área da fisioterapia da saúde da mulher.

“O principal desafio é entender as particularidades da mulher e o ambiente o qual ela está inserida. São muitos aspectos que podem trazer respostas diversas”, conta Paula Mota, professora e coordenadora da pós-graduação.

A mulher tem estado em evidência nos últimos anos, muitas estão ganhando a consciência de que também devem se cuidar. Assim, é uma pós que está sendo muito procurada, principalmente por quem busca se prevenir.

“Antes, a paciente vinha com uma queixa, já com o problema. Agora, conseguimos trabalhar esse processo de prevenção”, continua a coordenadora.

O curso vem com o intuito de trazer uma nova abordagem nesse cuidado integral da mulher com aspectos de humanização onde ela é vista como um todo.

Um dos objetivos do curso é promover o aperfeiçoamento prático em abordagens específicas, atualizadas e efetivas com o bem-estar feminino. A especialização busca ampliar esse conhecimento que o profissional irá necessitar. Assim, ele vai ser capaz de entender diversas esferas como no âmbito da mulher gestante, no pós-parto e como atender a uma que nunca engravidou, mas foi acometida pelo câncer.

“Queremos formar um profissional habilitado com visão integrativa, humanística e transdisciplinar, além de despertar o interesse para o desenvolvimento de pesquisas científicas em fisioterapia”, finaliza Mota.

No Centro Universitário Newton Paiva a pós-graduação pode ser feita por qualquer fisioterapeuta que já tenha seu diploma expedido por instituições de ensino superior, oficialmente autorizadas ou reconhecidas pelo conselho nacional de educação. As aulas começam dia 14 de abril.

Mais informações e inscrições aqui. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments