25 de abril de 2024
Notícias

Pós-graduação: pesquisa da OMS revela que apenas 3% da população brasileira faz terapia

De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 200 milhões de pessoas sofrem com depressão, enquanto 260 milhões vivem com transtorno de ansiedade. No entanto, em nosso país, apenas 3% da população faz algum tipo de terapia, assim a psicologia se torna cada vez mais necessária, ainda que exista certo preconceito. A psicopatologia analítica é uma das inúmeras saídas, pois é bem mais específica e focada em atuar nos sofrimentos.

Segundo Cynthia Tennure, coordenadora do curso de pós-graduação de Psicanálise, Psicopatologia e Políticas de Saúde Mental da Newton Paiva, trata-se de um conjunto de conhecimentos produzidos que buscam explicar os processos inconscientes nas origens das diversas manifestações do sofrimento. “Estudamos também a constituição do aparelho psíquico, o jogo de forças e mecanismos defensivos que submetem o adoecimento mental”, explica. Ou seja, o terapeuta busca ver o paciente em seu conjunto completo e não somente os sintomas que ele apresenta ou as circunstâncias atuais de sua vida.

Assim, proporciona conhecer e compreender a dinâmica do funcionamento mental e apresentações do sofrimento. “Isso possibilita a realização de diagnósticos, além de estabelecer a direção para o tratamento e as intervenções clínicas. É importante sempre considerar a singularidade de cada caso e o contexto em que o adoecimento se expressa”, completa Cynthia. Essa terapia pode ser acessada por quem tem um severo e persistente sofrimento mental, nos quais se destacam a depressão, a esquizofrenia, o transtorno bipolar e quadro associado a drogas.

Esse tipo de tratamento pode ser encontrado por meio das políticas públicas de saúde mental. De acordo com a coordenadora, a Política Nacional de Saúde Mental integra o conjunto de diretrizes e estratégias no âmbito do SUS e, por meio da Rede de Atenção Psicossocial, oferece serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Programa de Volta para Casa, Centros de Convivência, Serviços Residenciais Terapêuticos e leitos de atenção integral em Hospitais Gerais, nos CAPS III.

No Centro Universitário Newton Paiva a pós-graduação pode ser feita por qualquer psicólogo e psicanalista que já tenha seu diploma expedido por instituições de ensino superior, oficialmente autorizadas ou reconhecidas pelo conselho nacional de educação. As aulas começam dia 14 de abril.

Mais informações e inscrições aqui. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments