26 de abril de 2024
Notícias

Pós-graduação: pesquisa revela que 2 milhões de brasileiros tem TDAH

Uma pesquisa da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) revelou que, ao redor do mundo, o número de casos de TDAH variam entre 5% e 8%. Já no Brasil, o estudo mostra que 2 milhões de pessoas são afetadas pelo transtorno. No entanto, muitas nem mesmo sabem que sofrem com isso ou nunca fizeram uma avaliação. Isso porque ainda existe certo preconceito para com cuidados neurológicos.

De acordo com Yáskara Palma, coordenadora da pós-graduação do Centro Universitário Newton Paiva, a neuropsicologia é frequentemente usada para ajudar a diagnosticar e tratar condições neurológicas e psiquiátricas. Assim, tem objetivo de avaliar as partes cognitivas e comportamentais de um indivíduo e utiliza como foco principal as funções cerebrais e as condições que possam afetá-las.

Para chegar a um diagnóstico, o especialista realiza uma bateria de testes padronizados e válidos para avaliar várias funções cognitivas, como memória, atenção, linguagem, percepção espacial e habilidades motoras. “Esses testes podem ser feitos individualmente ou em grupos, e geralmente são adaptados às necessidades e capacidades do paciente. Com base nos resultados desses testes, o neuropsicólogo pode fazer um diagnóstico preciso e recomendar tratamentos apropriado”, explica Yáskara.

Além disso, outra área dessa especialidade é o manejo das emoções, fundamental para lidar com os desafios e demandas do dia a dia de maneira mais eficaz e saudável. “Essa vertente pode ajudar no manejo dentro dos relacionamentos pessoais e profissionais, ajuda na tomada de decisões mais assertivas, reduz o estresse e a ansiedade, melhora a autoestima e autoconfiança, melhora o bem-estar emocional. Isso pode ter um impacto positivo e significativo no dia a dia”, conta a coordenadora.

No entanto, está intrinsicamente ligado à neuropsicologia, já que pode ser utilizado como ferramenta para diagnosticar e tratar condições neurológicas e psiquiátricas. As mais comuns são traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer, demência, depressão e distúrbios do espectro autista, entre outras.

No Centro Universitário Newton Paiva, a pós-graduação Avaliação Neuropsicológica e o Manejo das Emoções pode ser feita por psicólogos e psicanalistas, que já tenham diploma de graduação expedido por instituições de ensino superior, oficialmente autorizadas ou reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação. As aulas começam na segunda quinzena de abril e são presenciais.

Mais informações e inscrições aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments