21 de outubro de 2024
Notícias

Prevenção ao câncer de mama mobiliza mulheres e pets em ações da Newton no Outubro Rosa

Colocar em prática o aprendizado acadêmico e contribuir com a comunidade no entorno do Centro Universitário foi o objetivo de uma ação que envolveu estudantes e professores dos cursos de Medicina Veterinária e Enfermagem da Newton em uma campanha do Outubro Rosa que reuniu pets e mulheres.

No último sábado, tutores de cães e gatos animaram a clínica veterinária da Newton com a presença de seus queridos bichinhos, marcando mais uma edição do Outubro Rosa Pet. O evento, realizado pelo quarto ano consecutivo na instituição, visa conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama em animais de companhia.

No mesmo dia, estudantes de Enfermagem, acompanhados pela professora Bianca Araújo, foram até o Morro das Pedras, próximo ao campus Silva Lobo, para conscientizar as mulheres da comunidade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Na oportunidade, os animais de estimação dos moradores também foram atendidos por alunos de Veterinária.

A professora do curso de Medicina Veterinária, Myrian Iser, uma das organizadoras da ação, ressaltou a importância dos trabalhos voluntários para a formação de futuros profissionais.

“É muito importante para os nossos alunos terem essas vivências fora da universidade, muitas vezes em uma realidade socioeconômica e cultural muito diferente da deles, mas que enriquece bastante a formação profissional, pois eles terão a oportunidade de ampliar seu campo de visão e até sua postura ética perante as diferentes realidades sociais que encontrarão”, comentou.

Myrian frisou a importância de enxergar uma realidade além dos muros da universidade, algo extremamente relevante para o crescimento profissional e o amadurecimento pessoal.

“Nessa ação, eles puderam sentir o acolhimento da comunidade. Acredito que desmistificamos essa questão de convivência com a comunidade. Eles também sentem o ganho de dever cumprido. Por mais que façamos as ações com o intuito de levar conhecimento, aprendemos muito com eles também. Recebemos a alegria e o acolhimento deles. Uma frase que me tocou muito foi de uma senhora que disse que, só de ver nosso sorriso, o dia dela já mudou. Essa conscientização social, de que é possível olhar para além dos muros da universidade e conseguir contribuir de alguma forma nessas ações extensionistas, é de suma importância”, ressaltou.

“Além da experiência prática, eles podem aplicar o conhecimento teórico que aprendem na faculdade; as situações reais aprimoram esse aprendizado e conferem mais robustez à formação profissional. Principalmente, eles desenvolvem habilidades sociais, como comunicação e empatia, que são outros pontos importantes, além da consciência social e da cidadania”, complementou.

Os atendimentos, inteiramente gratuitos, foram realizados pelos estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Enfermagem da Newton, sob supervisão docente. Confira algumas imagens:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários