13 de abril de 2024
Notícias

Projeto da Newton busca capacitar crianças e adultos para aplicação de primeiros socorros

De acordo com dados divulgados pelo AEPS (Anuário Estatístico da Previdência Social) 2021, os acidentes no trabalho tiveram um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Por sua vez, segundo a ONG Criança Segura, os acidentes são as maiores causa de morte de crianças entre zero e 14 anos de idade no Brasil. Grande parte dos casos poderia ser evitada com um pronto atendimento realizado por alguém preparado. O projeto Mãos que Salvam Vidas busca capacitar a população para ações primeiros socorros gratuitamente

Segundo Grazyelle Souza, enfermeira emergencista e docente do curso de enfermagem da Newton Paiva, os acidentes ou mal súbito costumam acontecer diante de pessoas leigas. “Em um desses momentos, ter por perto pessoas que que saibam aplicar os primeiros socorros pode ser decisivo. Esses métodos são fundamentais para identificar e prevenir possíveis agravos, além de possibilitar que a vítima fique estável até a chegada dos profissionais da saúde”, explica.

Foi por conta dessa necessidade que surgiu o projeto Mãos que Salvam Vidas, que possui alunos de diversos cursos da área da saúde. “O programa vem como uma estratégia que visa salvar vidas e minimizar a ocorrência de lesões e morte em decorrência de uma parada cardiorrespiratória presenciadas no ambiente extra-hospitalar, integrando o impacto social ao impacto acadêmico”, conta Grazyelle. Assim, os estudantes do curso de Enfermagem realizam atividades educativas para adultos e crianças, em escolas, empresas e instituições.

Além de fazer com que pessoas sem o preparo consigam ter acesso a esse conhecimento, os alunos são beneficiados pela possibilidade de atuarem em um projeto de caráter multiprofissional e interdisciplinar. “Também desenvolvem habilidades para a realização de trabalhos de pesquisa e extensão”, acrescenta Souza. O projeto busca promover saúde e qualidade de vida da população, envolvendo assim os discentes e docentes da Newton Paiva.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments