20 de maio de 2024
DRI Notícias

Revalidação de diploma: o que é e como funciona? 

A revalidação ou reconhecimento de diploma é o processo de tornar-se um diploma de qualquer natureza válido em um país diferente daquele em que o ensino foi concluído. É um processo necessário muitas vezes para que o indivíduo esteja apto a exercer sua profissão em outro país. 

Como revalidar um diploma no exterior? 

Atualmente, existem quase 200 países no mundo, cada um com seu próprio governo e processos distintos, portanto não há um procedimento padronizado de revalidação de diploma. Em alguns países, o processo é realizado por instituições de ensino superior públicas; em outros, pela entidade de classe responsável pela profissão e, em alguns casos, pode ser necessário fazer provas de conhecimento na área (bastante comum na área da Saúde) ou complementar a formação no país. Portanto, o primeiro passo é sempre pesquisar sobre o processo no país para o qual se deseja ir. 

Entendendo como funciona o processo, é interessante reunir todos os documentos necessários para só então iniciar o processo burocrático. Algumas etapas comuns à maioria dos processos são: 

Tradução juramentada: nos países que não falam português, é necessário apresentar traduções de todos os documentos necessários no idioma do país ou em inglês. Esse tipo de tradução, para ser válida, deve ser realizada por tradutores juramentados com fé pública, registrados na Junta Comercial de cada estado. 

Apostilamento: o apostilamento é o processo de certificação de autenticidade dos documentos pelo governo brasileiro, quase como um reconhecimento de firma. Esse processo é realizado em cartórios. 

Além disso, alguns países podem exigir testes de proficiência para comprovar que o indivíduo fala e compreende um determinado idioma. 

Como revalidar um diploma do exterior no Brasil? 

No Brasil, a revalidação de diplomas é realizada por universidades públicas, sendo necessário que a universidade tenha curso reconhecido no mesmo nível ou área equivalente. As informações sobre o processo podem ser obtidas no site do Ministério da Educação ou da Plataforma Carolina Bori. 

Como a Newton pode auxiliar no processo de revalidação? 

No caso de revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil, por ser uma instituição privada, a Newton não pode auxiliar no processo. No caso da revalidação de diploma brasileiro no exterior, a Newton pode orientar os interessados e fornecer documentos aos estudantes. 

É importante destacar que este é um processo de total responsabilidade do interessado. A orientação é apenas um auxílio, e para a obtenção de documentos, é necessário verificar e respeitar os prazos da Secretaria. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments