26 de abril de 2024
Notícias

Saiba mais sobre a carreira e o mercado de Engenharia Elétrica

Por Luciana d’Anunciação

A Engenharia Elétrica é uma das mais interessantes e promissoras carreiras dentro das ciências exatas. Mas engana-se quem acha que a atuação do engenheiro eletricista se resume apenas a ligações elétricas. Você tem interesse em seguir a carreira na Engenharia Elétrica? Quer saber mais sobre o mercado de trabalho, as áreas de atuação da profissão? Então confira este post!

O engenheiro eletricista pode trabalhar em variados ramos, uma vez que a eletricidade é o principal insumo de praticamente toda empresa. O profissional é habilitado para atuar nas seguintes áreas: geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos. Também com materiais elétricos e equipamentos eletrônicos em geral. E ainda realizar trabalhos referentes a sistemas de comunicação e telecomunicações, de medição e controle elétrico e eletrônico e de automação industrial e residencial.

Há igualmente diversos profissionais atuando como especialistas e analistas em órgãos do governo como agências reguladoras (ANEEL, ONS, EPE), concessionárias de energia, nos setores de Qualidade e Eficiência Energética, no segmento de equipamentos médico-hospitalares e eletrônicos. Assim como na formação profissional, na área acadêmica e de pesquisa.

Conforme destaca Wellington Dutra, coordenador e professor dos cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia Controle e Automação, “gostar de tecnologia e ter afinidade com matemática e física é fundamental para quem deseja seguir carreira como engenheiro eletricista. Conhecimentos em Língua Inglesa ajudarão o profissional com linguagem de programação e na leitura de manuais de equipamentos estrangeiros. Outra característica importante é estar por dentro das inovações tecnológicas no setor e atualizado sobre as tendências do mercado”.

De acordo com Dutra, para se diferenciar no mercado, “o profissional deve buscar se atualizar continuamente sobre as melhores técnicas e práticas, oferecendo sempre as melhores soluções para seus clientes. Por isso, a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo são fundamentais, uma vez que a área de Engenharia Elétrica está em constante evolução tecnológica”.

O docente explica que ao longo da graduação em Engenharia Elétrica da Newton, os alunos poderão adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades para pensar estrategicamente; atuar preventivamente; aprimorar a comunicação nos processos de negociação, nas relações interpessoais ou intergrupais; desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico; ter iniciativa, criatividade e consciência das implicações éticas da profissão; potencializar a capacidade de adaptação para elaborar, implementar e consolidar projetos, entre outras competências.

Além disso, os graduandos de Engenharia Elétrica da Newton também têm a opção de aproveitar créditos e obter um segundo diploma, como esclarece Wellington Dutra. “Ao final do curso, o aluno pode fazer o pedido de Obtenção de Novo Título para cursar Engenharia de Controle e Automação. Dessa forma, todas as disciplinas que são comuns aos dois cursos são eliminadas e o estudante precisará fazer apenas as disciplinas específicas de Engenharia de Controle e Automação. Em geral, é possível concluir a segunda graduação em um ano e ampliar seu campo de atuação profissional”.

Quer saber mais sobre o curso de Engenharia Elétrica da Newton? Confira esse link!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments