21 de novembro de 2024
Notícias

Spotify se une a Warner Bros e DC para produzir podcasts inéditos

Por Luciana Sampaio

Depois dos gibis, das séries de TV e dos sucessivos recordes de bilheteria na “telona”, Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Coringa e outros super heróis e vilões que fazem a cabeça de fãs de todas as idades, mundo afora, vão ganhar programas inéditos na versão podcast, no Spotify.

Em junho, o Spotify anunciou uma parceria inédita com as gigantes do entretenimento mundial, Warner Bros e DC Comics, para produzir e distribuir, de maneira exclusiva, conteúdo original, gratuito e acessível para usuários Premium e Free da plataforma. Nessa parceria, o Spotify responde pelo gerenciamento do marketing e publicidade e os programas ficarão a cargo da Warner Bros e DC.

Embora não exista uma data prevista para o lançamento dos podcasts, a parceria foi bastante comentada em todo o mundo, já que a popularidade desse sistema de compartilhamento de conteúdos tem crescido a dois dígitos, graças à praticidade que oferece aos ouvintes. Nesse cenário, o Brasil já é o segundo maior mercado global de podcasts, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados da Spotify.

O potencial econômico dos podcasts também é crescente. Segundo um levantamento da PwC, essa ferramenta movimentou receita publicitária de US$ 1 bilhão globalmente, com perspectiva de crescimento de 21,3% até 2023. Mas a meta da Spotify, com essa jogada, é mesmo conquistar a liderança do mercado de podcasts nos EUA. Atualmente, a empresa segue a Apple na dianteira das plataformas, segundo relatório da MIDIA Research. A expectativa é que as novas atrações rendam US$ 1 bilhão no próximo ano.